
O rei Felipe VI e a rainha Letizia decidiram no ano passado afastar de uma vez por todas o sobrinho Froilan, depois de o jovem ter-se envolvido numa discussão com faca perto de uma discoteca, mas ao fazer isso acabaram por provocar uma antiga figura da casa real que vive em silêncio.
De acordo com o 'El Nacional', o pai de Froilan, Jaime de Marichalar, ex-marido da infanta Elena não gostou da decisão dos reis de mandar o jovem para Abu Dhabi, onde também está a viver exilado o rei emérito Juan Carlos.
O ex-duque de Lugo vive afastado da vida pública desde o divórcio da infanta Elena, em 2010, mas é uma presença constante na vida dos filhos, principalmente na de Victoria Federica, a quem aconselha na nova carreira na moda.
Jaime de Marichalar terá oferecido a sua casa para Froilan viver enquanto enfrentava as polémicas, como a discussão próximo de uma discoteca, e ainda um acidente de automóvel depois de uma noite de festa enquanto estava com a irmã, assim como uma festa ilegal em Madrid.
Felipe e Letizia, no entanto, queriam defender a imagem da infanta Leonor e por isso terão enviado Froilan para os cuidados de Juan Carlos.
Antes de afastar-se da vida pública, Jaime de Marichalar era umas das pessoas mais próximas da rainha Letizia, e tem guardados vários segredos da antiga cunhada.