'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Onde estão os três filhos? A solidão da rainha Sofia que vive dias de mágoa e dor

A rainha emérita tem passado muito tempo sozinha, o que aumenta ainda mais a sua angústia.
Por FLASH! | 21 de agosto de 2025 às 12:49
Sem nenhum dos filhos por perto, rainha Sofia vê-se isolada na tristeza e na solidão enquanto cuida da irmã doente
Rainha Sofia enfrenta tempos difíceis devido a confissões sobre Juan Carlos e doença da irmã.
Rainha Sofia
Rainha Sofia surge elegante em Maiorca com um conjunto floral azul e calças a condizer
Rainha Sofia, Cristina, Irene, Grécia
Rainha Sofia, Infanta Elena, Infanta Cristina
Rainha Sofia enfrenta tempos difíceis devido a confissões sobre Juan Carlos e doença da irmã.
Rainha Sofia
Rainha Sofia surge elegante em Maiorca com um conjunto floral azul e calças a condizer
Rainha Sofia, Cristina, Irene, Grécia
Rainha Sofia, Infanta Elena, Infanta Cristina

A ausência da rainha emérita Sofia nas habituais férias da família real em Maiorca fez soar os alarmes. Sofia não perdia esta deslocação há 52 anos e só algo verdadeiramente importante a teria feito ficar em Madrid. O motivo parece ter sido o estado de saúde da sua irmã, Irene da Grécia, que tem vindo a piorar e que fez com que a mãe de Felipe decidisse ficar junto dela, ajudando no seu cuidado. 

Apesar de tudo, Sofia viajou até Maiorca durante algumas horas para marcar presença na receção no palácio de Marivent, aparição que evidenciou a sua tristeza e também uma maior fragilidade física, com a rainha a aparecer mais magra e cabisbaixa que o costume. Este seu estado colocou a dúvida no ar sobre como estarão a ser vividos estes últimos meses na Zarzuela, e há agora algumas respostas. 

A especialista em realeza, Pilar Eyre, revelou no seu canal de YouTube o que está a acontecer no Palácio da Zarzuela, e as notícias são pouco animadoras. Parece que Sofia não está a lidar nada bem com o "delicado" estado de saúde de Irene da Grécia,: "Ela está a passar por um momento muito difícil. Está mal tanto emocionalmente como fisicamente", afirma Eyre.

"Ela tenta superar diferentes infortúnios em segredo, como sempre, e sem a ajuda de ninguém", afirma a jornalista. É verdade que, para além da irmã, Irene da Grécia, e da prima, Tatiana Razdwill, a mãe do rei Felipe não tem, que se conheçam, outras amigas. Mesmo assim, apesar de guardar para si as suas angústias e de sofrer em silêncio, a emérita não está totalmente sozinha no palácio.

"Há serviços médicos na Zarzuela 24 horas por dia. Há um vaivém incessante de enfermeiras, médicos, padres ortodoxos e também católicos. Há o capelão da Zarzuela e há o serviço, evidentemente" relatou Pilar Eyre. 

Apesar de não ter Felipe por perto, Sofia vai contando com o apoio das filhas: "Cristina e Elena vão-se revezando. Quando uma está, a outra sai de férias, mas uma das duas fica sempre no comando de toda esta operação." Ainda assim a presença das infantas não é tão constante como seria desejável. A rainha emérita - que não tem amigas chegadas em Espanha - está muito tempo sozinha. Sem ter com quem falar ou desabafar. 

Sofia parece então estar a ter algum apoio, mas mesmo assim não consegue descansar o seu coração, seja pela irmã, ou pela iminência da publicação das memórias de Juan Carlos, algo que certamente também a irá destabilizar ao trazer à tona os escândalos e amantes do marido. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável