
O rei felipe VI tem uma forma carinhosa para chamar a mulher, a rainha Letizia, quando está longe dos olhares de todos.
A revista 'Lecturas' contou esta semana que Felipe VI usa a alcunha "mamã" para se referir a Letizia, provavelmente pelo controle que a mulher gosta de ter na vida das filhas, Leonor e Sofia.
A alcunha de Felipe para Letizia foi revelada pela primeira vez pelo escritor José Apezarena, no livro 'Los hombres de Felipe VI', no qual conta: "Em casa, ele não chama a mulher de Letizia mas sim de mãe".
A alcunha ganhou força depois do nascimento das duas filhas, em que Letizia mostrou que queria estar à frente de todos os cuidados, evitando a ajuda da equipa do palácio. Felipe seguiu as orientações da mulher. "Ele tentava estar em casa na hora do banho e agora faz isso na hora do jantar [...] Mantém-se atualizado com o percurso escolar e frequenta as atividades organizadas pela escola nas quais os pais são convidados".
Menos carinhosas são as alcunhas que Letizia recebeu dos seus maiores opositores ao entrar na casa real espanhola. O livro 'Letizia - A Rainha Impaciente', de Leonardo Faccio, revelou que o pai de Felipe VI, Juan Carlos, referia-se sempre a ex-jornalista como a "neta do taxista" num tom verdadeiramente depreciativo.
A rainha foi também rebatizada pelos amigos mais próximos de Felipe como "La Jolines", uma expressão que se usa como um eufemismo de um palavrão, e "La Chacha", que significa a "criada" ou "empregada".