20 anos depois. Zé Maria do 'BB' vive do rendimento social e tem apoio psiquiátrico em Barrancos, de onde não quer sair
O primeiro vencedor do 'Big Brother' é acompanhado por um psiquiatra. Não quer nada com a fama mas gaba-se dela.
Passaram mais de 20 anos desde que o 'Big Brother' chegou a Portugal. E onde anda o primeiro vencedor: Zé Maria, o amigo das galinhas?
Zé Maria, que teve um surto psicótico depois do programa, continua a viver em Barrancos, no Alentejo profundo, onde sobrevive com o rendimento social e é acompanhado por um psiquiatra. O antigo concorrente não quer nada com a fama, mas gaba-se de ser famoso a quem vai a Barrancos.
Na pequena do baixo Alentejo todos conhecem Zé Maria. Ele não gosta muito de dar nas vistas, mas a quase todos os forasteiros que passam por Barrancos, ele "puxa" dos galões e recorda essa passagem pelo programa que muitos dizem ter mudado a televisão em Portugal.
Se no início muitos pensavam que a conquista do prémio iria mudar Zé Maria, o simpático alentejano que falava com as galinhas, a verdade é que ele continua igual a si mesmo. Vive junto da família e vai sobrevivendo com a ajuda do Estado e de alguns biscates.
Para trás ficou a televisão e o mundo dos holofotes. Mas Zé Maria continua a guardar a amizade de Teresa Guilherme, uma amizade que não se cansa de falar, mesmo que vivida a uma grande distância. "Não o achei capaz de vir para Lisboa ou voltar a meter-se numa aventura como se meteu naquela, provavelmente não terá estrutura psicológica para aquela pressão", afirmou Teresa numa entrevista em que falou do antigo concorrente.
Zé Maria ganhou, recorde-se, 100 mil euros e um automóvel ao conquistar o primeiro 'Big Brother' em 2000. Mas isso já tudo acabou e nada ficou.