Ana Sofia Martins não esquece o drama de ter sido abandonada pela mãe: "Foi à vida dela"
Tinha apenas 5 anos quando deixou de ver a mãe e foi entregue aos cuidados dos padrinhos do irmão. Há mágoas que não se esquecem e que ainda provocam uma dor aguda.
Ana Sofia Martins abriu o coração numa conversa intimista com Manuel Luís Goucha no programa das tardes da TVI. Com uma caixa à sua frente, o apresentador foi tirando objetos que marcaram a vida da atriz. Foi assim que a mulher de David Fonseca falou da sua infância, e particularmente do abandono da mãe e a perda do pai, em 2017.
Contou que tinha apenas 5 anos quando deixou de ver a mãe. Nessa altura, o pai ponderou enviar os filhos para Cabo Verde para serem criados por familiares que viviam naquele país. Acabaram, no entanto, por ficar com os padrinhos do irmão Sandro, Maria Luísa e Jaime, e continuar em Portugal, crescendo num bairro social.
"Eu acho sempre que as pessoas fazem o melhor que sabem e às vezes a vida não permite mais", começou por explicar a Goucha. E continuou: "Das poucas vezes que falei com ela [mãe], porque ela assim escolheu, escolheu não fazer parte das nossas vidas e nós temos de respeitar isso, ela estava muito ofendida. Disse que não nos abandonou, diz que nos entregou a outra família e que teve de ir a vida dela", recorda a atriz da TVI com uma certa mágoa.
Tantos anos depois, Ana Sofia não mantém contacto com a mãe por decisão da própria. Ainda assim, não lhe guarda rancor, mas sente compaixão "pelas escolhas dela, sobretudo porque eu e os meus irmãos estamos bem apesar de tudo."
"A partir do momento em que a pessoa te diz que não quer fazer parte da tua vida, tens que aceitar, se não estás, constantemente, a correr atrás de um amor ou de uma ideia ou de uma fantasia", confidenciou ainda a modelo.