Após problema cardíaco, Cláudio Ramos faz atualização do seu estado de saúde
Apresentador esteve em direto no ‘Dois às 10’, da TVI, através de chamada e fez o ponto de situação acerca deste assunto.
Cláudio Ramos sofreu um problema cardíaco que o obrigou a dirigir-se a uma unidade hospitalar e, por isso, ficou afastado do ‘Dois às 10’ durante o início desta semana. Já recuperado, o apresentador esteve em chamada com Maria Botelho Moniz, em direto para o programa da TVI, e atualizou o seu estado de saúde, explicando os motivos que o levaram a necessitar de tratamento.
"Estou bem, só queria que as pessoas soubessem todas que estou bem, que foi um susto. Para que não exista nenhuma especulação, o que acontece é: eu tenho fibrilhação auricular, que é quando o coração por uma razão qualquer começa a bater, o teu pode bater por minuto a 70 ou 80 pulsações, o meu a 157 por exemplo. E bate de forma descompassada e arrítmica", começou por dizer à colega.
"Há um primeiro processo que se faz que é químico, com medicação, que pode reverter. Não reverteu, por isso é que fui para o hospital, e lá foi preciso fazer um jejum, porque tenho de tomar uma anestesia, para me fazerem um processo que se chama cardioversão elétrica, que é uma coisa que te volta a colocar o coração nos batimentos normais", acrescentou.
Depois, o comunicador esclareceu: "Eu já não tinha isto há muito tempo, porque já tinha feito uma ablação, que é um processo invasivo que se faz e que queima os elétrodos do coração e que faz com que não se volte a ter isto. Eu nunca mais tive e aconteceu este fim-de-semana".
Por fim, tranquilizou os espetadores e a parceira de programa, avançando quando irá estar de regresso ao ecrã: "Estou em casa, estou bem e amanhã ou depois já estou contigo, podes ficar descansada. Eu ontem quando saí do hospital já saí com o coração a bater a compasso, de forma normal. Só que como estava sexta, sábado, domingo e até à cardioversão, a bater de forma acelerada, o corpo demora um bocadinho a voltar ao seu ritmo normal", rematou.