Com o estado de saúde de Maria João Abreu a agravar-se, SIC já prepara mudanças em 'A Serra'
O papel de Sãozinha era fulcral para os próximos episódios da novela da estação de Paço de Arcos, mas a situação dramática da atriz obriga a grandes mexidas na história.
Quando Maria João Abreu desmaiou durante as gravações de 'A Serra' na sexta, 30 de abril, ninguém estava à espera que a situação ficasse tão grave.
A atriz continua internada no Hospital Garcia de Orta, onde foi operada duas vezes à cabeça na sequência de um aneurisma cerebral. Maria João Abreu permanece em estado muito reservado.
De acordo com o que a FLASH! apurou, a segunda cirurgia revelou que a lesão provocada pelo aneurisma era maior do que o inicialmente previsto, com a atriz a ficar em coma induzido. A equipa clínica aguarda que o derrame fique limpo para perceber se haverá a possibilidade de mais hemorragias.
Infelizmente, este tipo de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) implicam sequelas difíceis de colmatar. Perante a gravidade da situação, e com o protagonismo crescente que Maria João Abreu estava a ganhar na novela 'A Serra', a SIC viu-se obrigada a alterar partes da história já esta semana.
A personagem Sãozinha já foi retirada de algumas cenas. Nas gravações de ontem, quarta-feira, 5 de maio, durante a cena de um casamento, Sãozinha ficou "perdida e não conseguiu chegar a tempo ao local", como nos explicou fonte da produção. "Fez-se a cena toda com os filhos ao telefone a falar com a mãe, aborrecidos por ela se ter perdido."
Para além disso, a atriz faz parte do núcleo de atores que guarda um dos grandes segredos da aldeia. E o desaparecimento súbito da personagem deixou os autores com muitas pontas soltas para resolver. "É uma situação complicada. Todos querem que a Maria João recupere, fique bem de saúde", ou não fosse ela uma das atrizes mais acarinhadas no meio televisivo.
"Infelizmente as gravações têm de continuar e, com cenas gravadas até ao episódio 150, cria-se aqui um problema. Há cenas a partir do episódio 70 que a atriz entrava e que não estão prontos...", explica uma atriz da novela que anseia pela recuperação rápida de Maria João.
Daniel Oliveira passou estas terça e quarta-feira a discutir com a SP Televisão – a produtora de 'A Serra' – e com os autores e coordenadores da novela sobre as decisões a tomar, sem se saber ainda que destino dar a Sãozinha. "Mesmo com a Maria João Abreu recuperada, ela vai ter que fazer tratamentos, certamente. Talvez até fisioterapia e isso obriga a que a personagem dela ou desapareça, ou tenha um final muito antecipado", diz-nos fonte da produção. "Tem sido tudo analisado à lupa e o Daniel [Oliveira] está em permanente contacto com a família da João, à espera de boas notícias. Ele gosta muito dela..."