Cristina Ferreira diz a Joacine: "Nós vemos os seus primeiros vídeos e dá-nos vontade de rir"
A apresentadora recebeu a líder do Livre no seu programa e falou sobre a gaguez e a importância de "educar a sociedade" para a diferença.
Joacine Katar Moreira foi ao 'Programa da Cristina' esta quinta-feira e respondeu à curiosidade de Cristina Ferreira sobre a sua experiência na política enquanto mulher negra e gaga.
A cabeça-de-lista do Livre, que nasceu na Guiné-Bissau, começou por dizer: "A minha gaguez nunca me impediu de falar".
"Há uma ansiedade enorme, 'ai ela gagueja'. Há epocas em que eu vou gaguejar muito menos e há épocas em que vou gaguejar mais", acrescentou.
"Mas é dos nervos?", perguntou Cristina.
"Há alturas que sim, alturas que não. As pessoas que gaguejam não estão sempre nervosas, não estão sempre a mentir. Olhando para mim, aceitando-me, andando, avançando, é especialmente isto [que interessa]. Não esconder isto. As pessoas devem olhar e respeitar alguém que está a assumir as suas fragilidades", respondeu Joacine.
A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on
"Há uma ansiedade de quem fala com um gago. A Joacine há bocado estava a tentar dizer uma coisa e eu disse a palavra. Como é que nós lidamos com isto?", perguntou Cristina, dizendo de seguida: "Vou-lhe dizer isto, que a Joacine deve saber, nós vemos os seus primeiros vídeos e dá-nos vontade de rir. Mas a Joacine está aqui comigo e eu não vontade nenhuma de rir".
"Na net é só ódio. É óbvio que isto iria originar imensas teorias de conspiração, é óbvio que isto não ia ser algo minimamente fácil. Mas é necessário educarmos a sociedade", explicou Joacine.
"Vai começar a fazer terapia?", perguntou ainda Cristina, ao que Joacine respondeu, divertida: "Se calhar, mas é uma época em que ainda estou a usufruir do mediatismo da minha gaguez".