Dependência da droga deu cabo do património e da família! Andreia Rodrigues quebra o silêncio para falar do pai com quem cortou relações
A apresentadora da SIC que na adolescência passou mal. Muito mal! Tudo por causa de um vício do qual o pai nunca se conseguiu libertar.Foi no início de junho do ano passado que o pai da apresentadora da SIC, Andreia Rodrigues, perdeu a vida, aos 66 anos. Sérgio Condesso morreu no Hospital Garcia de Orta, em Almada, não sendo conhecidas as causas da sua morte. Do domínio público eram, isso sim, as lutas que travou durante toda a vida para subsistir.
Andreia já no 'Alta Definição' em conversa com o marido, Daniel Oliveira, havia falado sobre a má relação que teria com o pai ao ponto de não ter sido convidado para o casamento na Penha Longa, em Sintra. Na altura a apresentadora assumiu a mágoa de uma relação que se tornou tóxica porque, segundo a própria, o progenitor só a contactava movido por interesses económicos.
"O meu pai foi vítima de uma escolha que fez, à qual ficou preso. As pessoas só podem ser ajudadas se quiserem ser ajudadas, facilmente perdem a noção dos limites", disse, acrescentando que tentou por resolver várias vezes os problemas com o pai até atingir o seu limite.
"Tentei encontrar-me com ele, e encontrei-me. Há uma altura em que temos que escolher: ou seguir em frente ou ir para o fundo juntos. Há muito tempo que o meu pai não me liga porque não quer. Porque um dia eu lhe disse que não lhe dava o que ele queria. Porque no meu entender ajudar não é dar dinheiro", disse à época.
Já esta tarde, quarta-feira 19, Andreia Rodrigues falou de novo de Sérgio Condesso, mas desta vez já após a sua morte. No programa 'Júlia', da SIC, contou que na adolescência passou por uma fase muito complicada: "Ficámos sem nada, não havia dinheiro suficiente", assumiu. Tudo isso porque o pai tinha uma empresa de importação e exportação de produtos e, numa viagem com amigos aos Estados Unidos da América, teve o primeiro contacto com a cocaína. Desde esse momento, nunca mais conseguiu deixar de consumir e família estava prestes a perder tudo devido ao vício da droga.
"Houve um amigo que alertou a minha mãe que o meu pai estava a consumir [...] Sempre disse que a força dele foi a sua maior fraqueza. O meu pai era um homem que trabalhava muito, dedicava-se muito ao trabalho, procurava muito ter sucesso para poder dar à família e a ele uma vida confortável… e queria trabalhar, trabalhar, trabalhar. Quando percebe que aquilo que vem da cocaína lhe ainda mais força, mais energia…", recordou na conversa com Júlia Pinheiro.
O colapso familiar foi muito rápido, assume a apresentadora. "Lembro-me... eu estava à entrada do prédio e a minha mãe diz-me 'nós vamos ter de sair da nossa casa. Eu e o pai não sei se vamos continuar juntos. Provavelmente vamo-nos separar'. E assim de repente, aquilo foi para mim um choque 'mas porque é que temos de sair da nossa casa...?' e depois percebi, efetivamente que havia algum dinheiro e o meu pai tinha os seus cartões de crédito, utilizou-os para o consumo e, de repente, não há dinheiro para pagar... e ficamos sem nada", assumiu nesta conversa franca.
.