Ele é que decide e com mão de ferro! Conheça Hélder Fráguas, o juiz de 'A Sentença' da TVI que vai julgar casos polémicos
A TVI prepara-se para estrear um novo formato inspirado no mítico programa da SIC dos anos 90, 'O Juiz Decide'. João Patrício estreia-se na apresentação, numa escolha polémica de Moniz.
José Eduardo Moniz fez um anúncio surpreendente nas redes sociais, esta segunda-feira.
O Diretor-Geral da TVI partilhou uma fotografia ao lado de um juiz e revelou que a estação de Queluz de Baixo está prestes a estrear um novo programa, 'A Sentença', já este mês, que é inspirado no mítico programa da SIC dos anos 90, 'O Juiz Decide'.
Apesar de não ter dado mais detalhes, já se conhece a identidade do protagonista do programa: o juiz Hélder Fráguas, de 58 anos.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Fráguas trabalhou como advogado, notário, docente universitário e formador da Ordem dos Advogados, acabando por se tornar juiz, passando por vários tribunais, entre os quais o de Santarém, Almeirim ou Seixal. Agora aposentado, já tem experiência em programas de TV: já participou em vários formatos da televisão portuguesa, como 'Você na TV', 'Queridas Manhãs' ou 'A Tarde é Sua', entre outros, avança o 'Holofote'.
De acordo com a TVI, "a cada episódio, uma nova situação vai ser apresentada, proporcionando debates intensos e análises cuidadosas das evidências e testemunhos. Os telespectadores são convidados a refletir sobre questões éticas, morais e legais, enquanto acompanham o apuramento da verdade e da justiça".
O canal assegura que o formato "oferece uma visão fascinante do sistema jurídico e dos dilemas que podem enfrentar ao decidir o destino de indivíduos envolvidos em casos controversos. Nesta sala de tribunal o juiz vai deliberar, com base no código penal, quem é culpado e quem é inocente".
Recorde-se que 'O Juiz Decide', programa que serve de inspiração para o novo 'A Sentença', foi exibido na SIC entre 1994 e 2000 e contava com o juiz Ricardo Velha, que decidia sobre vários litígios encenados. Era apresentado pela jornalista Eduarda Maio.
O programa foi um verdadeiro sucesso de audiências, tornando a SIC líder das tardes.