Esgotada com o trabalho! Filomena Cautela muda radicalmente de vida aos 38 anos
Durante a criação do seu programa na RTP1, a apresentadora trocou Lisboa pelo campo. Com horta para cuidar e tudo. “Produzo fruta, couves, alfaces, cenouras, cebolas...”
Quando começou a escrever a mais recente edição do 'Programa Cautelar', para a RTP1, Filomena Cautela, de 38 anos de idade, mudou a sua vida. "Fui para o campo. Mantenho a minha casa em Lisboa, mas transportei tudo para lá. O formato consumia-me e precisava isolar-me", conta a apresentadora bem-disposta, revelando continuar ainda hoje lá a viver: "Tenho uma horta e tudo. Produzo fruta, couves, alfaces, cenouras, cebolas, curgetes... só figos é que não crescem."
Apesar de manter secreta a localização deste "porto seguro", Filomena Cautela, que irá ser jurada de 'Got Talent', que estreia na estação pública em janeiro (irá ocupar o lugar do 'The Voice Portugal', aos domingos à noite), garante que o sítio onde hoje vive "tem menos poluição" no ar e que, por causa disso, ganhou saúde. O tempo é que continua a ser pouco. "Viver no campo leva a que haja sempre muita coisa para tratar: ou é uma árvore que cai, um cano que não funciona..."
De resto, será na sua casa do campo que a apresentadora irá passar a época natalícia, agora que tem menos trabalho. "Ainda vamos decidir (eu e o meu irmão) como vai ser", explica, revelando, entre sorrisos, que a árvore de Natal já está montada: "Ela está lá o ano todo. É um adereço da minha casa. Há pessoas que têm potes, eu tenho a árvore de Natal. A minha tia odeia, porque diz que depois chega esta altura e já não é especial."
E é da sua horta que virão alguns dos ingredientes para a noite de Consoada. Mas não será Filomena Cautela a cozinhar: "Sou uma interessada na cozinha e o Diogo Amaral vai ensinar-me mais algumas coisas. Mas queria cozinhar no Natal. Gostava de fazer filhoses, mas não consigo, pois envolve muito amassamento e acho que não vai dar."