_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Carreira

Idade não perdoa. João Lagarto diz-se de rastos com novela e teatro

Ganhou dois netos este ano, mas o excesso de trabalho impediu-o de estar com a família: "As gravações são exigentes do ponto de vista físico”, recorda. No adeus a 'Flor Sem Tempo' desfaz-se em elogios a duas mulheres.
Por João Bénard Garcia | 23 de julho de 2023 às 17:30
João Lagarto Foto: Liliana Pereira/ Cofina Media
João Lagarto Foto: Liliana Pereira/ Cofina Media
João Lagarto Foto: Liliana Pereira/ Cofina Media
João Lagarto Foto: Liliana Pereira/ Cofina Media
João Lagarto Foto: Liliana Pereira/ Cofina Media
João Lagarto Foto: Liliana Pereira/ Cofina Media

João Lagarto, de 68 anos, não pára. Nos últimos meses, desdobrou-se entre a sua personagem Belmiro, da novela 'Flor Sem Tempo' (SIC), e o teatro, com a peça 'Casa Portuguesa', em itinerância pelo País. "Vou tirar uns dias de férias e vou poder estar com os dois netos que me nasceram este ano. A pausa vai ser boa para isso, porque, ainda por cima, no último mês, não vi ninguém", avança o ator, explicando: "Vi muita gente e em muitos sítios. Familiares e amigos é que nem por isso. Já fizemos o País todo com a peça e agora vamos para os Açores."

João Lagarto acusa mesmo alguma fadiga. "Estou um bocado cansado, porque estive a fazer teatro no último mês. Agora, aos fins de semana, andamos pelo País. Estivemos em sítios como a Guarda, em Aveiro... Saía daqui [das gravações da novela], ligava a ficha da peça e voltava", recorda o consagrado ator, que em 2024 celebra 50 anos de carreira: "Junho foi um mês cansativo. Ainda me estou a ressentir um bocado disso. Vou precisar mesmo de umas férias, fazer uma praia."

pub

Assumindo que gosta "de fazer novelas", João Lagarto sente-se "um bocado velho" e não esconde que as gravações são "exigentes do ponto de vista físico": "Ainda ontem estivemos um dia inteiro dentro de um barco. Mas acho piada fazer novela. Em estúdio é a despachar, mas em exteriores é outro ritmo. Há montes de imprevistos: muda o vento, chove, ladra um cão, passa um avião."

Rir e chorar com triângulo amoroso

O que também deu muito gozo ao ator em 'Flor Sem Tempo' foram as colegas com quem fez pares românticos, numa triangulação amorosa cómico-trágica. "Este reencontro com a Rita Blanco [no papel de Natália, a legítima] foi porreiro, pá. Com a Rita Ribeiro [Graça, a amante] nunca tinha trabalhado. São muito diferentes uma da outra, mas são duas forças da natureza", elogia.

Bárbara Branco na apresentação de Flor sem Tempo Foto: Vítor Mota/ Cofina Media
Dânia Neto na apresentação de Flor sem Tempo Foto: Vítor Mota/ Cofina Media
Débora Monteiro na apresentação de Flor sem Tempo Foto: Vítor Mota/ Cofina Media
Maria João Bastos na apresentação de Flor sem Tempo Foto: Vítor Mota/ Cofina Media
pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub