
Jessica Athayde e Madonna em campanha feminista
A atriz portuguesa junta-se a outras celebridades na luta pela liberdade de as mulheres poderem mostrar o corpo nas redes sociais.
Jessica Athayde questiona o direito das mulheres poderem mostrar o corpo nas redes sociais. No seu blogue a atriz, escreveu um texto sob o título 'Free the nipple online, if you wish', em que levanta várias questões.
"No século XXI, numa rede tão grande como o facebook ou o instagram, não deveríamos poder fazer aquilo que queremos? Não temos o direito de expor o nosso corpo, se assim o quisermos? Porque é que o mamilo da mulher é uma ameaça e o do homem não? E quando falamos de fotografias artísticas, onde se traçam os limites?"
A atriz portuguesa junta-se assim ao movimento internacional conhecido por 'Free The Nipple', que tem como fundadora a cineasta Lina Esco. Esta causa contesta a discriminação em relação às mulheres nas redes sociais e pretende passar a mensagem de que a exposição dos mamilos não é pornográfica e deve ser encarada com toda a naturalidade, tal como acontece com os mamilos masculinos. Este movimento tornou-se mundialmente conhecido quando algumas celebridades se juntaram à causa, como é o caso de Madonna, Rihanna, Kendall Jenner, Miley Cyrus e Cara Delevigne, entre tantas outras. Muitas destas famosas já passaram pelo incómodo de terem as suas contas de instagram e facebook suspensas apenas por terem partilhado fotografias com os seios à mostra, conteúdo considerado impróprio pela política destas redes sociais.
Ficam as fotografias que algumas das figuras públicas partilharam nas redes sociais a favor desta causa.