Júlia Pinheiro viveu um dos maiores pesadelos de uma mãe com as filhas gémeas. Hoje, vive o sonho que chegou a parecer impossível
Foram anos de medo, preocupação e muita incerteza para Júlia Pinheiro. Agora, uma fotografia de Matilde e Carolina mostra que o tempo acabou por lhe oferecer aquilo que parecia demasiado difícil de alcançar.“Mães e netas felizes. Matilde e Pilar, Carolina e Vitória”, escreveu Júlia Pinheiro na legenda de uma fotografia partilhada pela apresentadora da SIC nas suas redes sociais. Logo depois, acrescentou uma frase que diz muito mais quando se conhece a história da família: “Esta é a fotografia sonhada. E o tempo e a vida concretizou-a.”
A imagem mostra Matilde e Carolina, as filhas gémeas da apresentadora, com as respetivas filhas ao colo. Um momento de felicidade familiar que ganha um significado especial quando recordados os anos difíceis que as duas viveram na adolescência.
A anorexia nervosa entrou cedo na vida das gémeas. Matilde foi a primeira a enfrentar a doença. Tinha apenas 12 anos quando a família percebeu que alguma coisa não estava bem. Júlia chegou a pensar que a filha poderia ter outro problema de saúde, mas acabou por descobrir que se tratava de anorexia.
Anos depois, foi a vez de Carolina. A situação chegou a ser particularmente grave e a jovem acabou internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Foi uma fase de grande sofrimento para toda a família e que deixou Júlia profundamente marcada.
“Foi um cataclismo”, recordou a apresentadora ao falar sobre esse período. A doença das filhas acabou por transformar a rotina familiar e obrigou todos a aprenderem a lidar com uma realidade para a qual ninguém estava preparado. Júlia também já falou sobre a culpa que sentiu enquanto mãe e sobre a ideia de que o amor poderia ser suficiente para resolver tudo. Percebeu, com o tempo, que não era assim. A recuperação seria longa e exigiria acompanhamento e muita força por parte das filhas e de toda a família.
Hoje, olhar para aquela fotografia é recordar um passado que ficou para trás, mas também perceber o caminho que Matilde e Carolina conseguiram fazer. As duas são mães. Matilde tem a filha Pilar e Carolina foi recentemente mãe de Vitória. E é precisamente aqui que as palavras de Júlia ganham um significado ainda maior.
Quando a doença fazia parte do dia a dia da família, o futuro era uma incógnita. Havia sobretudo a preocupação com a saúde das duas jovens e com as consequências que uma doença desta natureza poderia deixar nas suas vidas. Agora, anos depois, a apresentadora exibe orgulhosamente a fotografia que provavelmente imaginou muitas vezes: as duas filhas gémeas, lado a lado, cada uma com a sua bebé nos braços.