Mais uma dor de cabeça. 'Em Família', da TVI, na mira da ERC
A entidade reguladora abrir um "procedimento contraordenacional" por "incumprimento" da TVI.
O programa 'Em Família' arrisca-se a pagar uma multa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) por ter distribuído bebidas alcóolicas na emissão de aniversário da TVI.
Depois notificar a TVI em abril, a ERC decidiu recentemente abrir um "procedimento contraordenacional" por "incumprimento da exibição de conteúdos suscetíveis de influírem na formação e desenvolvimento de jovens, no período entre as 6h e as 22h30m". O regulador argumenta que a 19 de fevereiro o 'Em Família' tinha "em estúdio uma banca com várias garrafas de bebidas alcoólicas, um barman de uma empresa com o nome 'Enfrascados' que apresentava os seus produtos alcoólicos".
O apresentador Ruben Rua "durante cerca de 30 minutos passeou no estúdio com um copo na mão, que continha uma bebida alcoólica com gelo, e ofereceu uma bebida a todos, inclusive aos telespetadores'", lê-se na deliberação.
No dia em questão, a emissão era para celebrar os 29 anos da TVI.
Em abril, a TVI respondeu que o programa "tinha uma classificação 12 AP. O seu conteúdo, incluindo o segmento que envolveu a presença do serviço 'Enfrascados' respeitou, na nossa opinião, tal classificação. A exibição em televisão do consumo moderado de bebidas alcoólicas em programação com esta classificação não é suscetível de «influir de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes»".
A empresa argumentou ainda que "as bebidas alcoólicas cumprem uma função social celebratória" e o seu "faz parte do ambiente das personagens adultas em muitos universos infantis".
"Não encontramos fundamento para que a adequação do segmento em causa com a classificação etária do programa deva ser questionada", lê-se ainda no documento.