Marina Machete faz história ao tornar-se na primeira mulher transgénero a vencer o concurso Miss Portugal
Hospedeira de bordo de 28 anos vai representar Portugal no Miss Universo em novembro.
Marina Machete foi eleita a Miss Universo Portugal em 2023, sucedendo a Telma Madeira. A hospedeira de bordo, de 28 anos, tornou-se assim na primeira mulher transgénero a alcançar o primeiro lugar do certame de beleza.
Antes da vitória, Marina, que tem mais de oito mil seguidores no Instagram, tinha recorrido às redes sociais para demonstrar a felicidade em ser finalista, sublinhando os obstáculos colocados a pessoas transgénero durante um largo período de tempo, dado que só a partir de 2012 foram aceites nestas competições.
"Orgulho em ser a primeira mulher trans a competir para o título de Miss Universo Portugal. Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas", escrevera a Miss Palmela. Já no vídeo de apresentação, reconheceu que a sua luta é a de fazer com que "as próximas gerações aprendam a ser boas, a aceitar que a diversidade dos seres humanos é bonita".
Após esta conquista, a modelo irá representar Portugal no concurso Miss Universo, que se realizará em São Salvador, capital de El Salvador, no próximo mês de novembro. Marina não será a única mulher transgénero a lutar pela coroa, já que Rikkie Kollé também se qualificou ao vencer o Miss Países Baixos.