- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Nacional

Morreu Avelino Ferreira Torres, histórico autarca do CDS que chegou a participar num reality show

Antigo presidente da câmara do Marco de Canaveses estava internado no Hospital do Padre Américo, em Penafiel.
08 de outubro de 2019 às 22:00
Avelino Ferreira Torres Foto: Flash

O antigo presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, morreu esta terça-feira no Hospital do Padre Américo, em Penafiel, onde se encontrava internado. Ferreira Torres, que foi autarca eleito pelo CDS entre 1983 e 2005, tinha 74 anos.

Figura histórica do poder local, a vida de Avelino foi igualmente marcada por polémicas várias originadas quase sempre na sua personalidade intempestiva. Em 2004, quando ainda era autarca do Marco, foi mesmo condenado em tribunal pela prática de peculato. Condenado a três anos de cadeia com pena suspensa que viria a ser reduzida dois anos mais tarde pelo tribunal da Relação.

pub

Ferreira Torres  foi também arguido no processo Apito Dourado, do qual foi absolvidos das acusações nomeadamente de peculato e abuso de poder.

Quando deixou a Câmara do Marco causou polémica e surpresa ao aceitar o convite da TVI para ser participante no reality show Quinta das Celebridades.

Populista e religioso

pub

Apesar das polémicas, Avelino foi igualmente um autarca sempre próximo dos seus eleitores e terá sido um dos primeiros políticos a que agora poderíamos chamar de "populista". Religioso assumido, foi ainda durante o seu mandato que Marco de Canaveses inaugurou a emblemática igreja desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e que é um dos ex-libris da localidade.

"Rezo todos os dias o terço e ao sábado o rosário, que demora mais de uma hora", contou à revista Sábado. "Para fazer as minhas orações e os meus pedidos não preciso de ir à igreja.", disse.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub