Polémica. Pivô da TVI em risco de perder lugar... por promover marcas nas redes sociais
Patrícia Matos apresenta o 'Diário da Manhã' e é muito ativa nas redes sociais, onde tem até um blogue.
Judite Sousa foi investigada, em 2018, por alegadamente promover marcas de luxo nas suas publicações de Instagram.
A pivô e diretora adjunta da TVI foi investigada pela Comissão da Carteira de Jornalistas por em algumas fotos que partilhou nas redes sociais fazer referência a marcas, o que poderá constituir uma violação das regras de exercício da profissão, que indicam que os profissionais não podem ter a sua imagem associada a quaisquer marcas. Esta situação aconteceu em setembro de 2018 e não houve divulgação até ao momento do resultado desta investigação. Contudo, Judite não terá feito as publicações com o intuito de promover as marcas a troco de qualquer contrapartida. Agora há mais um caso que deverá ser investigado pela Comissão da Carteira de Jornalistas. Patrícia Matos, pivô do programa matinal da TVI usa a sua conta oficial de Instagram para fazer referências a várias marcas, mostrando-se mesmo a experimentá-las. O caso mais recente aconteceu este sábado, com a jornalista, que também é blogger, a usar cremes da Clarins, como mostra a imagem que partilhou e que entretanto retirou, depois da notícia da FLASH! ter sido publicada.
Contudo, Judite não terá feito as publicações com o intuito de promover as marcas a troco de qualquer contrapartida.
Agora há mais um caso que deverá ser investigado pela Comissão da Carteira de Jornalistas. Patrícia Matos, pivô do programa matinal da TVI usa a sua conta oficial de Instagram para fazer referências a várias marcas, mostrando-se mesmo a experimentá-las.
O caso mais recente aconteceu este sábado, com a jornalista, que também é blogger, a usar cremes da Clarins, como mostra a imagem que partilhou e que entretanto retirou, depois da notícia da FLASH! ter sido publicada.
Uma publicação partilhada por Patrícia Matos (@patriciamatostvi) a
Além de mostrar a marca na foto, também faz referência nas identificações e nos hashtags.
Mas esta é uma prática que é recorrente no Instagram da pivô do 'Diário da Manhã'.
Dias antes, mostrou-se junto a um logotipo da Ligas dos Campeões promovendo a Frenchconnetion, marca de roupa, nas identificações.
Uma publicação partilhada por Patrícia Matos (@patriciamatostvi) a
Antes, tinha-se mostrando num hotel ao qual faz, também, identificações e hashtag.
Uma publicação partilhada por Patrícia Matos (@patriciamatostvi) a
Mas os exemplos não ficam por aqui. Nesta imagem surge com um ramo de flores e identifica muito bem a empresa...
Uma publicação partilhada por Patrícia Matos (@patriciamatostvi) a
FLASH! não conseguiu falar com Patrícia Matos até ao momento.