Prestes a estrear-se em Hollywood, Jani Zhao lamenta preconceito que passa em Portugal
A atriz Jani Zhao, que é natural de Leiria, afirma que é "sempre vista como uma estrangeira".
Jani Zhao está a viver uma melhores fases na carreira com a estreia em Hollywood, no filme 'Aquaman e o Reino Perdido', de James Wan, que chega aos cinemas a 21 de dezembro, mas a atriz lamenta não ser reconhecida como portuguesa.
"Até hoje, apesar de já ter uma carreira bastante sólida em Portugal, eu sou sempre vista como uma estrangeira. Isto porque a mentalidade [portuguesa] ainda está em reconstrução, os anos da ditadura ainda se sentem muito na sociedade, os 'brandos costumes'. E, de facto, os anos todos de colonialismo ainda estão muito intrínsecos na cultura portuguesa. E isso sente-se. Eu, que sou portuguesa tanto como tu, não sou considerada portuguesa aos olhos de muitos portugueses", lamentou a atriz de 31 anos numa entrevista à 'Lusa', citada na imprensa nacional.
Jani Zhao é natural Leiria, filha de pais chineses emigrados em Portugal. Desde muito jovem dedica-se aos palcos. Estudou dança com a companhia de Olga Roriz e teatro na escola Profissional de Teatro de Cascais, de Carlos Avilez.
Os seus primeiros anos de representação foram marcados só por personagens asiáticas. A atriz deu vida a Sandra Chung numa temporada da série 'Morangos com Açúcar', Susana Wang em 'Jogo Duplo' e Chung Li no filme 'Cabaret Maxime', de Bruno de Almeida.
"Até há muito pouco tempo eu tinha de ter uma justificação para existir. A minha personagem tinha de ter toda uma história inventada que justificasse a minha existência. E, neste momento, aquilo que eu procuro é que, de facto, isso não tenha de acontecer", explicou Jani Zhao. Por isso, em 2019 Jani interpretou Alice, na série 'Sul', de Edgar Medina e Ivo M. Ferreira, em 2021 foi Júlia Andorinho na série 'Capitães do Açúcar', de Ricardo Leite, e mais recentemente foi Felicidade em 'O Americano', também de Ivo M. Ferreira - o realizador que é também o seu companheiro e pai do filho, Lee, de 4 anos.