Recém-viúva, Fátima Campos Ferreira recebe carta de encher o coração e mostra-se reconfortada pelo carinho
Fátima Campos Ferreira recebeu uma emotiva carta de reconhecimento que a ajuda a ter forças nesta altura em que lida com a morte inesperada do marido, o antigo diretor da RTP Manuel Rocha.
Fátima Campos Ferreira recebeu uma carta de agradecimento de um telespectador que já acompanha o seu trabalho há cerca de 20 anos.
A mensagem chega numa altura em que a jornalista da RTP1 está de luto pela morte do marido, Manuel Rocha, que faleceu há um mês. O espectador e fã que escreveu a carta diz mesmo que não tinha "palavras que possam consolar" essa "terrível perda" mas queria falar da importância que a jornalista teve na sua vida.
O espectador começou a ver o programa 'Prós e Contras' quando era criança, no primeiro ano da escola, e acompanhou os 18 anos do programa até ao último episódio, em 2020.
"Numa televisão com vários programas de informação e debate, por que razão o 'Prós e Contras' me marcou de forma tão indelével? Marcou-me porque a Fátima sempre falou para 'lá em casa perceberem' e eu estava em casa a escutar. Quando outros moderadores complicavam, a Fátima simplificava porque conseguia colocar em direto as questões, dúvidas e angústias que surgiam na mente do português comum. Durante umas horas, os convidados de todos os quadrantes eram confrontados com a realidade fora das 'bolhas' de onde vinham e, nesse sentido, construiu o programa mais democrático da televisão portuguesa – a verdadeira Ágora do século XXI como lhe chamou. Inclusivamente visitei pessoalmente essa Ágora quando ela, por um dia, se instalou no magnífico Paço dos Duques de Bragança", lê-se numa das passagens da longa carta, de uma página e meia.
"A Fátima fechou o capítulo do 'Prós e Contras' e iniciou o 'Primeira Pessoa' [em 2020], onde continua a ser a nossa companhia familiar das segundas-feiras. Por ser visita semanal há mais de 20 anos é já tratada carinhosamente cá em casa como 'Fatinha'. Num mundo em constante mudança, a sua presença inabalável configura um porto seguro das noites de segunda-feira na RTP. Não encontrando palavras que possam consolar a sua terrível perda, senti necessidade de expressar a minha enorme gratidão pelo seu papel na minha escalada até à vida adulta", sublinhou o fã da jornalista.
Fátima publicou o texto no seu Facebook com uma mensagem de gratidão. "Como uma carta de um concidadão pode ser um Prémio. Obrigada!", escreveu.