Saiba quem é Gonçalo Lopes, o presidente da Câmara de Leiria que não poupa nas críticas aos políticos: "Temos pessoas a sofrer"
Desde a madrugada da passada quarta-feira que o edil não tem descanso. Desdobra-se por um concelho que parece ser um autêntico cenário de guerra após a passagem da depressão Kristin.Leiria foi a região mais castigada pela passagem da depressão Kristin e Gonçalo Lopes, presidente da câmara, é o homem que, com a sua equipa, se tem desdobrado para acudir aos que estão em situações mais aflitivas além de estar a fazer de tudo para pôr a cidade minimamente "operacional".
O edil tem estado em todo o lado e diante de tanto esforço não se acanha em criticar a classe política que tem feito questão de se mostrar na zona afetada: "Como se Leiria fosse um jardim zoológico." Gonçalo Lopes quer mais do que simples visitas. Quer ajuda real. Quer soluções e comprometimento. Desespera com a inação do Estado.
O presidente da Câmara de Leiria não deixou de censura as cabeças que só "pensam Lisboa", sublinhando que aquilo a que assistiu nos dias subsequentes à passagem da depressão foi "um carrocel de pessoas [políticos]" a ir a Leiria como "se de um jardim zoológico se tratasse". Depois, foi ainda mais contundente ao considerar "ridículo" quem se está a aproveitar para fazer campanha eleitoral.
Numa clara alusão a André Ventura, Gonçalo Lopes atirou: "Quando alguém quer oferecer meia dúzia de garrafas e depois se filma a trazê-las numa carrinhazinha pequenina… É ridículo. É uma ofensa ao que estamos a passar.” Mas quem é este homem? Natural de Leiria, Gonçalo Lopes tem 49 anos, é casado e tem dois filhos.
Licenciado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão, (ISEG), em Lisboa, ser presidente da Câmara Municipal de Leiria é, para Gonçalo Lopes, o cumprimento de um sonho de vida conforme garantiu quando se candidatou ao cargo.