Todos os sacrifícios que Dália Madruga fez por amor a Bastinhas e que está disponível para voltar a fazer
O toureiro de Campo Maior, filho de Joaquim Bastinhas e neto de Rui Nabeiro, luta contra uma grave depressão. A seu lado, a segurar-lhe a mão, está a mulher que já abdicou de tanto por ele.Eram a imagem de uma família feliz e harmoniosa, mas dentro de quatro paredes a realidade é, por vezes, muito diferente daquilo que se reflete para o exterior. E de facto, Dália Madruga e Marcos Tenório Bastinhas têm estado longe dessa felicidade aparente. O casal, e os quatro filhos por arrasto, têm passado nos últimos anos por um verdadeiro calvário motivado por uma doença que não se vê: a depressão.
O toureiro de Campo Maior - filho do falecido Joaquim Bastinhas e neto do também falecido comendador Rui Nabeiro - enfrenta já há alguns anos uma depressão que se tem agravado com o passar do tempo. Ultimamente a situação agravou-se tanto que Marcos Tenório Bastinhas foi mesmo obrigado a parar.
Já esta semana, o cavaleiro tauromáquico anunciou a suspensão na carreira e revelou "necessidade de parar". "Por motivos pessoais, decidi suspender a minha temporada taurina. Foi uma decisão difícil, mas necessária", assumiu Marcos Tenório Bastinhas em comunicado partilhado nas redes sociais. Já esta sexta-feira, 18 de julho, Marcos Tenório Bastinhas esteve no 'Dois às 10' (TVI), acompanhado de Dália, ambos visivelmente emocionados, para falar sobre os motivos que estiveram na origem desta decisão.
"Desde o princípio do ano vivi vários episódios que me fizeram sentir que as coisas não estavam a correr normalmente. Não estava bem em lado nenhum, sentia tristeza, não tinha um sentido de vida... havia alegria momentânea mas 90% do tempo era de tristeza, angústia, ansiedade, sentimento de querer fugir", começou por explicar o cavaleiro de 39 anos, que está bastante mais magro e com ar abatido.
Quem tem estado a seu lado de forma incondicional é Dália Madruga, a mulher que há 14 anos abdicou de tudo por amor ao neto de Rui Nabeiro. Quando se conheceram, Dália tinha uma carreira na televisão e um filho ainda pequeno, João, hoje com 17 anos. Vivia na zona de Lisboa onde, para além de um emprego, tinha amigos e família, especialmente os pais e a única irmã, a atriz Núria Madruga. Tinha a sua vida toda organizada.
Contudo, não hesitou a trocar o seu porto seguro por uma vida no Alentejo, onde nunca tinha vivido. Mudou-se para Campo Maior por amor e na "bagagem" levou o filho. Deixou para trás a carreira na televisão e a família. Não passou, certamente, por tempos fáceis, mas a força do amor ajudou-a a ultrapassar todos os obstáculos.
Entretanto, e diante das câmaras da TVI, Dália Madruga voltou a mostrar-se disposta a mudar de vida e de cidade se essa for a vontade do marido e se a cura do cavaleiro passar por essa mudança: "Disse-lhe várias vezes (ao marido) 'nós trocamos a nossa vida toda se tu não te sentes bem aqui, se é aqui que está a raiz do problema, se isto te faz sentir como se estivesses numa caixa fechada, nós mudamos a nossa vida toda, o importante és tu'", assumiu a mulher de 46 anos e mãe de quatro filhos.