Zé Maria ficou com a vida de rastos depois do 'Big Brother' e vai-lhe valendo os apoios da Segurança Social e dos amigos para sobreviver
O mais famoso concorrente do 'Big Brother' está desempregado e vive de apoios da Segurança Social. Zé Maria vive "refugiado" na sua amada Barracos e tem apoio médico.
Zé Maria, como ficou conhecido pelos portugueses, continua a ser o concorrente mais conhecido do 'Big Brother'. O alentejano que adorava dar de comer às galinhas e mostrava uma simplicidade desarmante ficou com a vida do avesso depois de ter ganho a primeira edição do reality show da TVI. E ainda hoje continua a ser "vítima" desse sucesso.
Natural de Barrancos, vila "perdida" no Alentejo profundo, Zé Maria tem uma vida pacata que se cinge quase inteiramente a esta freguesia que fica a dois passos de Espanha e que ficou famosa pelos touros de morte... e claro pelo seu morador ilustre.
Mas a fama e o dinheiro que Zé Maria alcançou na televisão fizeram mossas, que perduram. Aliás, o dinheiro há muito desapareceu, e é graças aos apoios que recebe da Segurança Social que o alentejano, que é muito acarinhado pelos vizinhos barraquenhos, que fazem questão de que nada lhe falta, vai "sobrevivendo".
Zé Maria não quer agora nada com as televisões e jornalistas, agastado com tudo o que foi dito e escrito sobre si. Ao tornar-se o foco de todas as atenções, a saúde mental ressentiu-se e teve mesmo de ser hospitalizado. Hoje em dia, sabe a FLASH!, continua a ter acompanhamento médico em permanência e se falhar as visitas regulares ao médico arrisca-se a deixar de ter os apoios sociais que recebe.
O alentejano vai trabalhando na junta de freguesia, ao abrigo de protocolos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, nomeadamente como jardineiro, e vai fazendo também alguns biscates para os vizinhos. Aos forasteiros que chegam à vila que fica perto do Alqueva, mostra-se fugidio, mas lá vai dizendo, com algum orgulho "eu sou o Zé Maria"...
Zé Maria recorde-se ganhou 100 mil euros e um automóvel ao conquistar o primeiro 'Big Brother' em 2000. E depois tornou-se apresentador da TVI e alvo de muitos contratos publicitários. Isso acabou tudo... e ele teve de voltar para onde é feliz: Barrancos.