'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Exclusivo FLASH!

A ligação secreta entre António Costa e Marcelo

O primeiro-ministro, António Costa, dá-se com o presidente Marcelo desde jovem. Dos bancos da universidade e noitadas à boa relação de hoje entre Belém e São Bento.
Por Isabel Laranjo | 15 de abril de 2017 às 11:10
Marcelo Rebelo de Sousa.jpg
Marcelo Rebelo de Sousa
pub
Cristiano Ronaldo, aeroporto madeira, georgina, Marcelo
pub
pub
António CostaJPG
pub
António CostaJPG
Marcelo Rebelo de Sousa
Cristiano Ronaldo, aeroporto madeira, georgina, Marcelo
António CostaJPG
António CostaJPG

Marcelo Rebelo de Sousa lembra-se perfeitamente de ver o jovem António Costa nos anfiteatros da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 

É difícil esquecer os alunos que se destacam, sobretudo pelo brilhantismo académico. "Era muito bom aluno, acima da média. Era um aluno muito rápido, daqueles que toca de ouvido", partilhou o Presidente com a revista 'FLASH!', durante a visita oficial a Paris, no Dia de Portugal, em 2016.

Presidente e primeiro-ministro estiveram sempre juntos, durante os 3 dias que durou a visita. A 'FLASH!' testemunhou a amizade e cumplicidade entre os antigos Professor e aluno. Nota-se em António Costa uma admiração especial pelo antigo Professor e a vénia própria de eterno aluno. E continua a aprender com Marcelo: está mais descontraído na vida pública, bem humorado e até tira 'selfies'.

LICENCIATURA IRREPREENSÍVEL

António Costa acabou por licenciar-se em Ciências Jurídico-Políticas, em 1985, com média final de 15 valores. Um percurso académico irrepreensível e sem "chumbos" apesar de, na época, Costa já ser bastante ativo politicamente. Por exemplo, dirigiu, durante 2 anos, a associação académica. 

O Presidente sempre foi dos professores mais exigentes distinguiu-o com 17 valores, na cadeira de Direito Público Comparado. Orgulhoso, António Costa questionado sobre o assunto brinca: "Também foi mérito do aluno".

Certo é que é notório o laço afetivo que liga o fiel aluno ao distinto Professor. "Compensamo-nos. Eu sou hiperativo. Ele é hiperotimista", graceça o atual Presidente.

AS BORGAS COM OS ALUNOS

Daquela época, António Costa recorda ainda o Professor magro e rápido, que deambulava pelo estrado enquanto cofiava a barba e organizava grandes jantaradas e idas à discoteca com os alunos.

Marcelo acredita que a convivência estimula as pessoas para o sucesso. "Acho que o meu talento fundamental é o de ser um pedagogo. Quer dizer, o grande talento que recebi foi o de transmitir aos outros, de suscitar reflexões", comenta Marcelo ao seu biógrafo, Vítor Matos.

Nas noites de sexta, Professor e alunos divertiam-se pela noite de Lisboa. "Percorria as capelinhas com gosto e paga copos aos alunos", descreve Vítor Matos, na biografia homónima do Presidente. Antes, o jantar era muitas vezes no David da Buraca. O Plateau e a Kapital eram as discotecas de eleição, para um pé de dança com os mais jovens.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável