
Marta Fernandes tornou-se conhecida dos portugueses quando entrou em séries de grande sucesso junto do público infanto-juvenil, como foi o caso de 'Chiquititas' [onde foi a protagonista] e 'Floribela', da SIC. Só que apesar do êxito alcançado no passado, a atriz hoje tem as "portas fechadas" da televisão.
No programa da TVI Ficção, 'À Conversa com Ana Rita Clara', Marta Fernandes abriu o livro dos seus últimos anos fora da televisão e revela como reagiu à a falta de trabalho: "Afetou-me muito. Houve um período, primeiro por opção e depois deixou de ser opção", começou por assumir e realçando que quando assim é "lá vem a falta de liberdade e o medo."
Dependente de convites de trabalho que não chegavam, a atriz tomou uma decisão: "Pensei isto não é para mim... e começo a fazer imensas coisas. Começo a usufruir da minha liberdade. Eu posso fazer tanta coisa e gosto de fazer tanta coisa. Não vou ficar aqui agarrada a isto", contou. Sem convites ou castings, a atriz decidiu abrir uma escola. Para além da representação, Marta assumiu também a sua paixão pelo canto. Atualmente dirige um coro sénior e dá aulas de canto.