A idade atromenta-a "muitíssimo" e tem pânico da morte. "Detesto envelhecer", diz. Aos 66 anos de idade, Lourdes Norberto está afastada do teatro depois do desmantelamento da Companhia Rey Colaço, e hoje gostaria de ter trabalho. É reformada do Teatro Nacional D. Maria, com €1700 mensais, mas assegura que o dinheiro não chega.Mas os dramas de Lurdes Norberto não se ficam pelas dificuldades financeiras e a falta de trabalho. No verão de 2018, a decana atriz queixava-se da forma como estava a ser tratada pelos enteados. Os problemas teriam começado com a morte do último companheiro, o coreógrafo Fernando Lima.
"Estou em sérios problemas com a minha casa. O Fernando, quando morreu, não me deixou usufrutuária. E os 2 filhos do Fernando, agora, querem a casa", lamentava-se Lourdes Norberto.
Mas, sabe-se agora, esta história tem outros contornos que não são nada abonatórios para a atriz. De acordo uma fonte descreveu à TV7 Dias, "a ideia que se tem é que os filhos do falecido Fernando Lima são os 'maus da fita' e isso não é verdade". "O que sucede é que desde que o pai deles morreu foram os herdeiros que pagaram as despesas da casa", esclarece.
De acordo com a mesma publicação, Fernando Lima deixou três herdeiros e não dois como sempre referiu a atriz, sendo que um deles, o filho mais velho, terá abdicado da herança do pai.
O advogado Fausto Lima, um dos filhos do coreógrafo, esclarece a situação e dá uma visão muito diferente dos acontecimentos. Os filhos herdaram a casa que era do pai e entregaram a Lourdes Norberto o dinheiro que fazia parte da herança, 50 mil euros.
Os enteados acordaram permitir que a atriz permanecesse na casa – por lei, tinha direito a permanecer até 2010, cinco anos após a morte de Fernando Lima. Os problemas tiveram início quando as dívidas começaram a acumular-se. Ainda de acordo com as declarações de Fausto Lima à publicação, em 2010 os herdeiros tiveram conhecimento "de uma penhora às Finanças sobre o IMI do imóvel num valor perto dos 5 mil euros".
Depois de pagaram essa dívida, foram confrontados em 2013 com novo valor, desta fez de condominio em falta: 3 mil euros. O tribunal deu razão aos herdeiros e Lourdes Norberto foi obrigada a deixar a casa. Mas a história ainda não acabou.Para além das dívidas, os herdeiros foram ainda confrontados com o desaparecimento de todo o espólio que existia na casa. "Sei que ela fez desaparecer todo o recheio da casa. Quando entrei a casa estava vazia", refere Fausto Lima. O cenário que encontraram, terá sido de lixo por todo o lado e, junto à entrada, uma fotografia de Fernando Lima, "numa moldura de vidro pisada no chão".