
O conhecido apresentador espanhol Risto Mejide conseguiu uma entrevista com o cavaleiro Cayetano Martínez de Irujo que, durante a década de 1980, manteve uma relação secreta com a filha dos reis Ruan Carlos e Sofia.
O filho da falecida duquesa de Alba recordou o momento em que a relação com a infanta Elena chegou ao fim depois de se terem apaixonado durante umas provas de equitação. Durou apenas três meses. Cayetano recorda que nessa altura tinha acabado de ser internado numa clínica devido a problemas de dependências.
"A infanta [Elena] é uma ótima pessoa. Mas, em três meses, percebi que não estava preparado para deixar uma familia tão forte como a minha e entrar numa outra mais complicada, onde eu não tinha o que dizer", recorda. Cayetano explicou ainda que a mãe, a duquesa de Alba, lhe dizia que ele não estava preparado "para ser o segundo no comando" e dar as rédias à infanta Elena ou ao, então, príncipe Filipe, apenas porque pertenciam à Familia Real.
O romance, na altura, era secreto mas Cayetano Martínez de Irujo já o expôs num livro, "o que a deixou muito triste", avança. Contudo o namoro, sempre às escondidas, não tinha pernas para andar. "Acabou! Ela finalmente conseguiu um homem que era bem visto, pelo rei e pela rainha da Espanha. E eu saí daquela mentira", recorda.
O cavaleiro diz ainda que, naquela fase, manteve uma relação muito complicada com o atual rei de Espanha, Filipe VI. Cayetano Martínez de Irujo aponta que Felipe foi sempre "um homem sedutor" para com aqueles que o rodeavam e que manobrava "todos" na direção que queria.
Apesar de tudo o que passaram e de Cayetano ter dito que não ter sido bem visto pela Família Real durante muitos anos, o cavaleiro diz que atualmente tem "uma relação cordial" com Elena que diz encontrar "nas competições equestres".