A relação entre David Motta e José Castelo Branco está definitivamente estragada. Os dois chegaram a privar uma amizade cúmplice. O filho de Maria das Dores – a socialite condenada por ter mandado matar o marido – chegou a tomar partido do antigo marchand d'art quando rebentou o escândalo, com Castelo Branco a ser acusado de violência contra a ainda mulher, Betty Grafstein.
Porém, os dois incompatibilizaram-se e as acusações mútuas vieram para a praça pública. Agora, José Castelo Branco veio acusar do ex-amigo de roubo, alguém que acolher na própria casa, primeiro em Sintra e depois em Nova Iorque. “Foi uma pessoa que eu acolhi, contra tudo e contra todos, num momento difícil da vida dele”, recordou Castelo Branco. “Esteve um ano e tal comigo, em Sintra… depois, quando imigrou para Londres, voltou a receber ajuda minha em Nova Iorque”, insistiu.
Uma das razões para a rutura terá sido no momento em José Castelo Branco descobriu alguns pertences de luxo, alegadamente seus, anunciados no sítio da internet com ligações a David Motta, nomeadamente uma carteira Kelly, de crocodilo, e um nécessaire da Louis Vuitton.
“Foi-me buscar uma carteira ao sapateiro. Nunca mais me quis devolver. E fui descobrir agora num site que ele próprio faz, com o nome ‘Contesse de La Mode’”, revelou. “Uma carteira que custa 160 mil estava lá por cinco mil e tal. Eu fiquei em choque”, aponta ainda José Castelo Branco.