
A mãe, Alexandra Solnado, garante que fala com Jesus, escreve livros com mensagens que diz serem do Salvador. Agora a filha, Joana, assume-se como sensitiva, tem pressentimentos, intuições e sensações metafísicas, "como se não tivesse pele". Não esconde nada e revela quando ocorreu "o ponto de viragem".
Desaparecida da televisão desde 2017, quando representou o papel de Helena, na novela ‘Paixão’, da SIC, Joana Solnado, de 40 anos de idade, decidiu dar um ar da sua graça: no podcast ‘Chapéus Há Muitos’, da amiga Ana Pinto Ribeiro, cunhada do ator Ricardo Pereira, assumiu que é "sensitiva". "O caminho da espiritualidade veio como condição. Eu sou sensitiva. Sempre fui", revela a neta do malogrado Raul Solnado, acrescentando como essa condição lhe trouxe dor: "E quando era mais nova, sofria um bocadinho com isso, até porque não percebia muito bem o que é que isso era. E depois era muito estranho: sentia-me muito bem em alguns sítios e sentia-me pessimamente em outros."
Além de haver locais onde se sentia "estranha", eram também algumas companhias que mexiam com a sua psique. "Sentia-me bem com algumas pessoas e outras faziam-me sentir pessimamente. Era como se eu não tivesse permeabilidade energética, como se eu não tivesse pele. Como se as pessoas entrassem em mim e eu nelas. Aquilo era tudo uma grande confusão. Eu era uma esponjinha", conta à amiga Ana Pinto Ribeiro.
Mas nem tudo é mau, afinal, nesta cena espiritual de Joana Solnado. E foi quando a atriz percebeu isso que decidiu capacitar o dom. "Quando percebi que isso era uma condição e que eu precisava de ferramentas para trabalhar isso, e que isso, que me trazia algum sofrimento, podia ser uma das maiores bênçãos da minha vida. Acho que foi aí o ‘turning point’ (o ponto de viragem)", remata, serena. Joana Solnado, recorde-se, tem uma filha, Flor, de 11 anos, fruto de uma relação amorosa com o chef Nuno Queiroz Ribeiro.