
José Eduardo Moniz já avisou que é agora, a partir de setembro, que vai fazer mudanças na TVI, onde é diretor-geral. E a verdade é que já mexe. Ainda não se nota muito no produto final a mão de Moniz, mas uma das primeiras medidas tomadas pelo novo homem forte do canal de Queluz de Baixo foi chamar um jornalista muito próximo de Manuela Moura Guedes.
Moniz contratou Carlos Enes, jornalista que fazia parte do núcleo duro do 'Jornal Nacional' que foi apresentado por Manuela Moura Guedes, para tentar revitalizar as audiências do principal jornal do canal, que esta sexta-feira perdeu nas audiências, durante alguns minutos, até para a CMTV, que é apenas emitida no cabo, e que raramente lidera.
Carlos Enes, recorde-se, foi um dos jornalistas da TVI que nunca virou costas a Manuela Moura Guedes. Foi mesmo ao Parlamento falar sobre as pressões que havia para que Moura Guedes fosse despachada do canal, o que chegou a acontecer.
O jornalista garantiu, na altura, perante a comissão de inquérito, que havia movimentações por parte do então governo de José Sócrates para afastar Manuela do canal e que, perante isso, Moniz também sairia do canal.
Perante as movimentações de bastidores ao mais alto nível para afastar Moura Guedes, Carlos Enes acabou por virar costas à TVI e ao jornalista. Agora, regressou à TVI.