
Marcelo Rebelo de Sousa, de 68 anos de idade, esteve na segunda-feira, dia 8, na cidade do Porto, a servir refeições aos sem-abrigo, na Santa Casa da Misericórdia. O Presidente da República foi até à Casa da Rua D. Lopo de Almeida e distribuiu cerca de 70 refeições.
A Casa da Rua apoia pessoas desfavorecidos, que não têm o que comer ou mesmo um teto para habitar. "Há aqui problemas de saúde mental, há problemas de abrigo, de casa, há problemas de refeição em condições diferentes da refeição na rua e depois há, em alguns casos, problemas de empregabilidade. Estas várias linhas de atuação têm sido desenvolvidas por muitas instituições, mas o Governo quer enquadrar. No fundo passam pelas câmaras, juntas de freguesia, misericórdias e depois de muitas instituições que estão a ser coordenadas", declarou Marcelo.Marcelo Rebelo de Sousa volta assim à rua e aos mais desfavorecidos. Em abril, o Presidente dos afetos andou durante a noite, por Lisboa, a distribuir comida aos sem-abrigo, após confortar as famílias e amigos das vítimas da tragédia de uma explosão em Lamego.
Logo na entrada do ano, em janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se solidário com os sem-abrigo de Lisboa, na noite mais fria do ano. O Presidente da República percorreu as ruas da capital e ficou impressionado com as histórias de vida sofridas de muitas pessoas que vivem na rua.
Marcelo Rebelo de Sousa, apesar da sua agenda preenchida, faz questão de sempre marcar a diferença na vida dos mais desafortunados, querendo pôr fim a este problema na nossa nação. O objetivo do Presidente é dar casa e condições de emprego aos sem-abrigo em Portugal, até ao ano de 2023.