'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Homenagem

Sete meses após a morte de Pinto da Costa, Alexandre fala do pai: "Foi da cabeça dele que tudo partiu..."

Deserdado pelo pai, que decidiu retirar o seu nome do testamento, entregando todo o seu património à filha, à mulher e ao neto, o empresário tem estado de costa voltadas para a família.
11 de setembro de 2025 às 13:10
7 meses após a morte de Pinto da Costa, Alexandre fala do pai: "Foi da cabeça dele que tudo partiu..."
Pinto da Costa; Alexandre Pinto da Costa
Pinto da Costa e Alexandre Pinto da Costa
Alexandre Pinto da Costa
pub
Alexandre; Pinto da Costa
Jorge Pinto da Costa e Alexandre Pinto da Costa
Pinto da Costa; Alexandre Pinto da Costa
Pinto da Costa e Alexandre Pinto da Costa
Alexandre Pinto da Costa
Alexandre; Pinto da Costa
Jorge Pinto da Costa e Alexandre Pinto da Costa

Alexandre Pinto da Costa, filho de Jorge Nuno Pinto da Costa, continua em clima de guerra aberta com a família. "Não fala com a irmã, não tem relação com o filho, com a Cláudia é o que é. Está isolado de todos, à semelhança daquilo que aconteceu nos últimos anos," revelou uma fonte à FLASH! em julho passado.  A fonte reforça ainda que Alexandre "só apareceu nos últimos meses de vida do pai", mas que isso nunca apagou o alheamento dos últimos anos, nem o facto de não ter estado ao lado de Pinto da Costa quando este mais precisou, o que se tornaria numa mágoa para o portista. 

"Apesar dos problemas que sempre tiveram um com o outro e de tudo o que sempre os afastou, Pinto da Costa amava o filho e foi muito triste que quando ele mais precisou Alexandre não tenha estado lá", acrescentou a mesma fonte. Ainda assim, foi Alexandre Pinto da Costa que ontem, quarta-feira, 10, subiu ao palco para receber uma distinção das mãos de Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, que homenageou Jorge Nuno Pinto da Costa, falecido em fevereiro passado, na terceira edição dos Liga Portugal Awards.

"É muito difícil tecer alguns comentários ou fazer a mais pequena homenagem que seja ao maior dirigente da história do futebol. E não foi o maior dirigente da história do futebol pelos números e pelos troféus que conquistou porque esses são matemática pura e dura. Que Deus permita que um dia haja algum dirigente que consiga atingir metade. Foi um grande dirigente desportivo, porque trabalhou na área do futebol, dedicou uma vida inteira, mais de 60 anos, em que abdicou de muitas das coisas boas da vida em prol da causa desportiva", começou por dizer o empresário quando recebeu a distinção.

Alexandre Pinto da Costa prosseguiu com os elogios ao pai: "O meu pai, mais do que tudo na vida, amava o futebol e dedicou a vida a uma instituição, que foi o FC Porto, mas também à Liga. Foi da cabeça dele que tudo partiu e é graças a ele que estamos aqui hoje" e acrescentou: "Como filho, como herdeiro do apelido Pinto da Costa com muito orgulho, queria agradecer ao senhor presidente e a todos vocês por estarem aqui. Pensem todos, cada vez que entrarem nesta casa que tudo isto se deve a uma ideia de Jorge Nuno Pinto da Costa. Gratidão."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável