
A rainha emérita de Espanha, Sofia, foi recebida esta sexta-feira, 20, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, onde participou de uma conferência internacional sobre doenças neurodegenerativas. Mas, horas antes da chegada da mãe de Felipe VI, as autoridades portuguesas foram informadas sobre um disparo perto da fundação.
De acordo com o 'Correio da Manhã', um segurança deu o alerta sobre um forte barulho de disparo esta quinta-feira, 19, pelas 22h. O homem também encontrou um projétil junto à porta do restaurante da Fundação Champalimaud.
A PSP e a Polícia Judiciária reforçaram a operação de segurança para receber a rainha Sofia, tendo isolado a área.
A rainha Sofia foi recebida pela presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, pelo embaixador espanhol em Portugal, Juan Fernández Trigo, pela secretária-geral da Investigação, Eva Ortega-Paíno, e pelo vice-presidente da Fundação Champalimaud, João Silveira.
Além de presidir a conferência, Sofia pôde também ver um concerto de Katia Guerreiro assim como ver uma exposição sobre doenças neurodegenerativas.
A rainha emérita deve permanecer em Lisboa até este sábado, 21, quando ainda haverá um evento para assinalar o Dia Mundial do Alzheimer.