
É um dos episódios mais bizarros da história do desporto, e aconteceu quarta-feira passada [19 de fevereiro] em Portugal. À chegada ao final da etapa da volta ao Algarve, em Lagos, a maior parte dos ciclistas foi levado ao engano e, em vez de entrar na estrada correta que desembocava na linha da meta, meteu por uma estrada paralela.
Resultado: muito poucos atletas participaram no verdadeiro sprint, e a realização televisiva ficou desorientada. A etapa acabou anulada, felizmente sem acidentes de maior, e o prestígio da competição de ciclismo mais relevante do calendário nacional sofre um rude golpe na credibilidade. Apesar deste revés, as imagens do final da etapa são históricas.
As imagens correram mundo. Aconselho o leitor a procurá-las. Pessoalmente, nunca tinha visto um caos semelhante numa prova de ciclismo. Houve “apanhados” na volta ao Algarve.
Audiências
A Subir
Américo Aguiar
A forma desenvolta como comunica em televisão faz dele um comentador de qualidade. A voz mais capacitada da Igreja Católica portuguesa no presente.
A Subir
Frederico Varandas
Escolheu o canal do clube para falar, e deixou mensagens fortes. A explicação para não ter sido hipócrita na homenagem a Pinto da Costa foi o ponto mais forte. Infelizmente, caiu na armadilha futebolística de criticar a arbitragem.
A Subir
Luís Montenegro
Outro vencedor da semana televisiva. Prestação assertiva no Parlamento, na moção de censura do Chega, chegou para tranquilizar o governo.
Programação
32 anos
A gala de aniversário da TVI foi a celebração de um modelo novamente vitorioso. Com diversão popular, o canal parece ter abandonado o experimentalismo de tempos recentes, e volta a dominar a televisão generalista, feita de consensos sociais alargados. Tudo junto, deu uma vitória retumbante no sábado.
Informação
Alemanha
As eleições na Alemanha representam a mudança de uma era, com o regresso ao poder do partido que já foi de Merkel e a ascensão eleitoral da extrema-direita. Coberturas eficazes dos canais portugueses, com destaque para a RTP3, que chamou Vítor Gonçalves para a condução da tarde, e com isso ganhou.