'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
28 de agosto de 2025 às 22:46
José Eduardo Moniz
José Eduardo Moniz Foto: Ricardo Ruella

Um casting do 'Big Brother’ mais trauliteiro mudou as condicionantes televisivas do mês de agosto. Ao fim de 16 dias, a SIC ganhou 11 vezes e a TVI cinco, mas uma delas por larga margem por causa do Benfica. Isso significa que há menos de 4 mil espetadores a separar os dois canais, o equivalente a uma décima de distância, ainda com a SIC à frente. Nada está garantido, e a liderança do mercado, que se pensava duradouramente entregue à SIC, pode surpreendentemente mudar durante o verão. Esta alteração nos equilíbrios advém, ainda, da afinação no programa da manhã da TVI, e no ligeiro crescimento da informação, até por melhor gestão de grelha, com ‘Big Brother’, antes e depois das 20 horas. À distância, segue o canal 1 da RTP, que, apesar da ‘Volta a Portugal’ ter abrilhantado as tardes deste mês, continua abaixo da barreira dos 10% de share em média. Tudo junto, continua apressada a fuga dos espetadores das televisões generalistas. Um balanço que costumo fazer todos os anos, e que, em 2025, regista uma queda bastante acentuada. De janeiro a agosto, a TVI, que então liderava, perdeu quase 65 mil pessoas por minuto, passando de 359 mil para 294 mil. A SIC perdeu cerca de 40 mil, caindo de 340 mil em janeiro para 298 mil em agosto. Finalmente, a RTP desceu de 260 para 220 mil. No total, o mercado das generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses do ano, perto de 145 mil espetadores a cada minuto do dia. Se isto não é crise, não sei o que é.

Informação

Sucesso na informação

Sexta feira, dia que o Presidente Marcelo tinha antecipado como o pior para os fogos, os canais de cabo nacionais e de informação, da CMTV à RTP3, passando pela SIC Notícias, NOW e CNN, obtiveram um share conjugado de 19,8%, muito acima do canal generalista mais visto (SIC, com 12,6%). Os canais nacionais são uma âncora fulcral para o consumo de cabo, que continua em alta em Portugal.

Programação

Baixo nível

Cada vez mais rasteiro o nível de programação no ‘Big Brother’. Discussões, choros, violência psicológica, por vezes também física. Parece que tudo vale na tentativa de recuperar o ‘Big Brother’. A artificialização do modelo será a melhor receita para o espetáculo da vida real?

A Subir

Gouveia e Melo - Candidato a PR

Teve a coragem de gritar que o rei vai nu no combate aos fogos, e assim marcou pontos.

A Subir

Pedro Mourinho - NOW

Foi o único pivot de informação que se meteu a caminho e cobriu os fogos no terreno. A capacidade de reportagem reforça a qualidade de quem tem o estúdio como palco principal.

A Descer

Maria Lúcia Amaral - Ministra Administração Interna

Há um karma qualquer das ministras da AD nesta pasta. A capacidade de comunicar é fulcral na política de hoje.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável