
As infeções urinárias são cada vez mais frequentes nas jovens mulheres. Qual a razão?
Verdade. Chegam ao meu consultório cada vez mais jovens, a partir dos 15 anos, com queixas de infeções urinárias e a principal razão deve-se a uma alteração de comportamento, desde há alguns anos. A moda da depilação total na zona genital. O mercado da depilação tem como grande público as adolescentes e as jovens mulheres passando a mensagem de que os pelos púbicos são sinal de falta de higiene, por isso, há que os retirar. O que é completamente falso, errado e nocivo.
Como é que a depilação total aumenta o risco de infeção urinária?
Os pelos púbicos existem por uma razão fundamental: ser uma barreira contra as infeções. Ao serem completamente retirados, através de depilação, esta zona fica sem proteção, aumentando assim o risco de infeções urinárias e outras. Este é um facto: quando uma jovem chega com queixas de infeção urinária, e traça o seu historial clínico e de hábitos, quase sempre revela que faz depilação total. Antigamente, eram poucos os casos de infeções urinárias entre as jovens mulheres, porque não havia esta moda, agora são cada vez mais frequentes e recorrentes. Hoje, muitas jovens frequentam os ginásios, e nos balneários não querem sentir-se desconfortáveis ou apontadas por manterem os pelo púbicos. A maioria das jovens adotou a depilação total como sinal de higiene e de estética.
Há a crença errada de que estas infeções se transmitem nas casas de banho…
Isso é totalmente errado. Uma infeção urinária é provocada por uma bactéria e, por isso, não é uma infeção contagiosa, pelo que as senhoras não as apanham nas casas de banho. Repito, que a grande maioria dos casos se deve à ausência total de pelos na região genital. Além de que, estas infeções urinárias são muito desconfortáveis, causando muito ardor ao urinar, a necessidade constante de ir à casa de banho, e podem até dar febres altas. Sintomas tão fortes que as mulheres vão logo ao médico. E têm de ir, porque o tratamento passa pela toma de antibiótico.
Qual o conselho que dá às mães das adolescentes e às jovens?
Não façam depilação total. As mães que aconselhem as filhas e falem dos riscos. Façam depilação na zona das virilhas, como antes, mas mantenham a zona central púbica com os pelos, para evitar estas infeções urinárias muito desagradáveis. Não se deixem contagiar pelas modas e não façam depilação total genital, preservem a saúde.
Quero deixar ainda outro conselho: bebam sempre água a meio da manhã e da tarde, para manter os rins a funcionar e expelir os micro-organismos e prevenir as infeções. As mulheres já em idade de atividade sexual devem também beber dois copos de água sempre depois da relação sexual, precisamente para a mesma prevenção de infeções genitais virais, essas sim, contagiosas.