
Comi demais num jantar de aniversário e um dia depois continuo inchado e mal- disposto. O que devo fazer?
Nesta situação, a primeira coisa a fazer é uma rigorosa pausa alimentar. No dia seguinte não comer nada, beber apenas chá e água das pedras e uma canja. Nada mais. Depois, fazer uma dieta só de alimentos cozidos e grelhados, nos dois dias a seguir à pausa. Ao fim de 24 horas ou 48 horas, depois dos abusos, se as queixas de enfartamento, inchaço, náuseas e falta de vontade de comer continuarem, então deve consultar o seu médico, e se tal não for possível, dirigir-se à urgência hospitalar. Mas, só em caso de real necessidade, para não sobrecarregar as urgências.
Parar de beber logo também. Se apanhar uma daquelas bebedeiras de "caixão à cova", e mesmo depois de vomitar, continuar a sentir-se mal, com mais vómitos, deve então também recorrer à urgência hospitalar. E, nos próximos tempos não voltar a tocar em álcool, para o organismo se recompor.
Exagerei no fim-de-semana, mas quero ficar bem para me divertir no próximo sábado. Que cuidados devo ter?
Se a pessoa prevê que pode voltar a exagerar dias depois, há que manter a dieta pós-abuso, fazer uma alimentação à base de cozidos e grelhados, e não pensar sequer em comidas pesadas. Sobre a bebida, o meu conselho é apelar sempre ao bom senso. Ninguém está a dizer para as pessoas não se divertirem, mas há que beber com moderação. O estado de embriaguez não só faz mal ao sistema nervoso, como dá cabo do fígado, e deixa a pessoa sem condições para se sentar ao volante e conduzir. Podemos divertir-nos sem excessos.
A partir de que idade se deve ter cuidados redobrados?
Sobretudo, depois dos 50 anos, os abusos alimentares e alcoólicos os erros pagam-se caros. Pior ainda, se ao exagero de uma noite se juntam os abusos de outra festa, num intervalo de poucos dias. Nestas idades, há efeito cumulativo e as digestões são mais difíceis e lentas, pelo que, se a pessoa se continuar a sentir mal dois ou três dias depois, convém mesmo ir ao médico, ou há urgência. O organismo demora mais a restabelecer-se, e os cuidados têm de ser redobrados.