'
Dr. Luís Paulino Pereira
Dr. Luís Paulino Pereira Médico de Família

Notícia

Proteja-se da covid e dos outros vírus respiratórios

Muitas pessoas questionam-me sobre as doses de reforço da vacina anti-covid e da gripe. Os meus esclarecimentos e conselhos.
14 de novembro de 2022 às 15:17
...
Vacina, covid-19, coronavírus

Devo tomar a 4ª ou a 5º dose da vacina anti-covid?

Neste momento, a 5ª dose de vacinação, que é mais uma dose de reforço adicional, destina-se apenas às pessoas com acentuada baixa de imunidade. E quem está neste grupo? As pessoas com imunodeficiência primária grave, quem faz quimioterapia, quem tem HIV, os transplantados, quem faz hemodiálise, ou doença inflamatória intestinal, por exemplo.

A 4ª dose de reforço é para todos os adultos, neste momento, a partir dos 50 anos, e todos devem levar este reforço vacinal. Exceto, como foi o meu caso, que tive covid quando fui convocado, aí a doença confere uma certa imunidade durante uns meses e é como se tivesse tomado a 4ª dose.

Se eu não tomar estes novos reforços vacinais quais são os riscos?

A pessoa vai ficar mais vulnerável e tem uma maior possibilidade de ser infetada. Não significa que a vá apanhar, mas uma coisa é certa, corre mais riscos de ter a doença. E lembrem-se, dadas as novas variantes, este é um vírus tenebroso que desafia todos os prognósticos, por isso, o meu conselho é que tomem a dose de reforço.

As infeções estão a aumentar. É necessário voltar a usar máscara?

Além da toma das doses de reforço, todas as pessoas devem voltar às medidas de vigilância, desinfetar as mãos e voltar a usar máscara nos recintos fechados, e nos transportes públicos, pois não sabemos quem vai ao nosso lado. Afrouxámos um bocado as medidas de vigilância e o resultado é este aumento.

Fala-se que neste inverno vai haver uma mistura explosiva de vírus perigosos. É verdade?

É um risco, sim. Por um lado, temos o vírus da gripe, por outro, a covid-19, e ainda todos os outros vírus respiratórios. É uma mistura explosiva pelo que temos de fazer os reforços vacinais da covid e da gripe. A maior preocupação são os idosos que já sofrem de outras doenças. Esta mistura explosiva pode ser fatal para eles. Mesmo que não seja obrigatório, usem máscara nos transportes e lavem as mãos. Será que queremos voltar a ter um natal afastados uns dos outros? Temos de manter o maior cuidado.

A toma conjunta das vacinas da covid e gripe é segura?

Podemos fazer tranquilamente as duas vacinas em simultâneo, não tem contra-indicações, nem aumento de efeitos secundários. Além disso, é mais prático. E lembrem-se, em todos os centros de vacinação existem médicos para esclarecer qualquer situação particular.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas