'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

Já ganhou!

Quem nos dera Ricardo Araújo Pereira num 'late night show' com este sentido de humor. A televisão generalista, cada vez mais "estupidificada", sairia a ganhar.
06 de outubro de 2019 às 00:00
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira Foto: Cofina Media

Não, não vamos falar de campanha eleitoral, senão encerramos já a revista por aqui e adormecemos todos no sofá, tão enfadonha tem andado. Mas é obrigatório falar do melhor destas semanas de campanha: os (quase) diários de Ricardo Araújo Pereira no seu 'Gente que Não Sabe Estar'. Ricardo tem sido o melhor do tímido circo eleitoral.

E nem sequer é pelas entrevistas imprevisíveis aos líderes dos grandes e pequenos partidos e a personagens improváveis que surgem à margem. É pelas reportagens, pelo olhar sarcástico sobre o que vai acontecendo e a forma como tudo isto é apresentado, sem filtro em forma de "tolígrafo" – palavra que o próprio inventou. Ricardo faz, provavelmente, dos mais inteligentes programas da televisão portuguesa. Está no momento errado na TVI – o que não lhe garante a audiência que merece mas, apesar dos pesares, ganha o olhar e o aplauso do público.

Da parte que me toca: vénia! Quem nos dera Ricardo num late night show com este sentido de humor. A televisão generalista, cada vez mais "estupidificada", sairia a ganhar.

Cristina Ferreira
Cristina Ferreira Foto: Liliana Pereira

Na lógica dos "votos", mas em versão cor-de-rosa, foi interessante assistir ao duelo Cristina Ferreira versus Bárbara Guimarães na cerimónia dos Globos de Ouro da SIC. Ganharam as duas, na verdade – como em qualquer eleição na qual vários partidos reclamam vitória, de acordo com o ponto de vista. O KO de Cristina foi indiscutível no que toca a audiências – as audiências da gala foram as melhores dos últimos 15 anos – e no que diz respeito à promoção em antecipação.

A estrela maior da estação fez da "operação rumo aos globos" um chavão que foi repetido e amplificado nas redes sociais e imprensa social. Está gorda, está magra, está assim-assim, vai vestir isto ou aquilo, vai ser exuberante ou discreta... tudo serviu de razão para promover a gala e a sua nova apresentadora. Talvez por a fasquia ter sido colocada tão alta nas mesmas redes sociais que criaram o buzz, também foram estas as primeiras críticas ao resultado final.

Os aplausos maiores acabaram por recair sobre a antiga apresentadora do evento, Bárbara Guimarães, num momento de lágrimas no palco, na plateia e em casa. Cristina perdeu? Não! Porque ganhou a noite e consolidou a sua posição na SIC. O resto são egos. E valem e o que valem quando se fazem as contas finais.

você vai gostar de...

Mais notícias de No meu Sofá

A vida é nada

A vida é nada

A morte trágica de Diogo Jota e André Silva fazem-nos pensar como tudo é ténue e no que andamos aqui a fazer.
Momentos decisivos

Momentos decisivos

SIC e TVI puseram os trunfos na mesa – no caso, as finais de 'Casados à Primeira Vista' e de 'Big Brother' – e jogaram a parada alta. Tudo ou nada, uma jogada arriscada para ambos os lados.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável