
Nesta coisa da guerra de audiências há uma máxima: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Isto, acrescento eu, se a água for intensa e a pedra estiver desgastada. É o caso da SIC e da TVI. Na SIC a pedra anda sem a manutenção necessária, vamos dizer assim, em jeito de metáfora.
Mas afinal o que se passa? Soberba? Não conseguir perceber que há um "ataque" de facto e que este pode, um destes dias, não correr mal e estragar o trabalho desenvolvido ao longo de anos? Não tenho resposta para esse mistério. Mas uma coisa sei: quando algo está mal, muda-se. E muda-se o mais rápido possível. Há um exemplo assustador, inexplicável chamado 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?'. O programa está todo gravado, prontíssimo a ir para o ar – com horário e datas definidos há meses, aconteça lá o que acontecer. Semana após semana, domingo após domingo, o programa perde para o concorrente 'Big Brother', E não perde por pouco: perde por mais de 100 mil espectadores, chega a "concorrer" com o 'The Voice', o mal-amado concurso da RTP. Cai vertiginosamente no intervalo pós 'Isto é Gozar com Quem Trabalha'. E, pior que tudo: esta é provavelmente a pior edição de 'Big Brother' dos últimos tempos, no que toca a interesse. E no entanto... não podia estar melhor nas audiências.
Então a questão que se coloca é: por que razão manter um programa que, já se percebeu, deu o tinha a dar, cansou? Quem "manda" não coloca a hipótese de sair do que está programado e criar? Substituir? Reeditar? Encontrar alternativas? Se o fez noutras ocasiões por que não nesta?
Eu sei, uma grelha vencedora – nas contas finais, quando termina cada mês – não se faz de um programa, mas sim da gestão inteligente de horários, de mais 5 minutos ali, menos aqui, de aproveitar o intervalo, de estender mais um pouco o episódio da novela ou cortá-lo pela metade – para horror de autores e de público. Tudo em nome de uma grelha eficaz que garanta as ansiadas audiências. Pois... Mas um grãozinho aqui, outro ali... E a coisa faz-se mesmo e invertem-se as tendências. E quando a SIC, presa por arames, vir o terreno fugir, como pensa recuperar? Com as repetições do 'Terra Nossa' para combater o 'BB'? Daniel, chegou a hora. Parar é morrer.