'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

30 anos da TVI: a salvação está aqui

Resta saber se todos seguem José Eduardo Moniz, o diretor-geral, no assalto à liderança das audiências, a começar por Cristina Ferreira
18 de fevereiro de 2023 às 00:00
José Eduardo Moniz, Cristina Ferreira
José Eduardo Moniz, Cristina Ferreira

1. A TVI comemora 30 anos de vida na segunda-feira, dia 20, embora a festa seja já no domingo, 19, na Aula Magna, em Lisboa. Na hora de apagar as velas, os portugueses que estiverem a seguir o evento, em casa, vão ver uma estação feliz, unida e com um discurso virado para o futuro, sem esquecer o seu passado, a sua história. É bom que assim seja, a partir de agora, porque, de facto, não há mais tempo para arrepiar caminho, isto se quiser destronar a SIC da liderança.

"Nos seus 30 anos, a TVI ensaia passos que, ambiciona, sejam seguros. Sozinha ou com os parceiros certos avança para o futuro. Confiante nas suas capacidades e nas pessoas que a fazem. Hoje como ontem", escreve José Eduardo Moniz na ‘TV Guia’. Resta saber se todos o seguem, a começar por Cristina Ferreira.

A apresentadora e diretora termina contrato em agosto e já está a negociar a renovação do vínculo com a administração. É bom que Cristina perceba, e este é o momento certo, que tem de trabalhar em equipa, ser mais um elemento (útil) na estrutura que procura, diariamente, ser melhor para alcançar resultados. Ou seja, ser um dos braços-direitos de Moniz – continua por explicar a sua ausência no casting para os ‘Morangos com Açúcar’ no sábado, em Lisboa, que reuniu milhares de jovens.

Mário Ferreira, o patrão da Media Capital, tem a palavra. Para mim, só há duas maneiras de tornar a TVI mais forte: ou estar a favor ou ao lado do diretor-geral. Nunca contra ele. Afinal, limitar a ação de um homem que transformou uma televisão falida, morta, numa referência é algo que não faz sentido. É verdade que ninguém é perfeito, eterno. Moniz é igual. E sabe que, um dia, terá de entregar o projeto que tanto lhe custou a pôr de pé. Porém, isso ainda vem longe. Saibam todos, em Queluz de Baixo, aprender com ele. Desfrutar. A começar por Cristina, porque amanhã… já é tarde.

2. No Dia Mundial da Televisão (21 de novembro), escrevi que Fernando Mendes era provavelmente o mais genuíno de todos os que conheço. Retiro o provavelmente. "O Fernando enviou-me uma mensagem a desejar boa sorte antes da estreia", revelou Pedro Teixeira, o rosto de 'Vai ou Racha' (TVI), que está a apertar o cerco a 'O Preço Certo', da RTP1. O mundo é tão melhor quando queremos…

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável