
1. Dizem-me que Bárbara Branco, de 23 anos, "é boa atriz, mas não tem sal" – ou pimenta. O que é sal e pimenta? É despir-se no Instagram, dia após dia, para somar likes e seguidores e ganhar dinheiro a fazer publicidade? Não precisa, que Corceiros há aí aos pontapés. É ter vários namorados e andar nas bocas do mundo, ou dizer uns disparates para ter cinco minutos de fama? Não precisa, o público, afinal, é o melhor juiz de quem trabalha, de forma séria e com paixão, na TV.
Bárbara Branco, que aqui elogiei em 2017, após vê-la na novela ‘Jogo Duplo’ (TVI), tal como a sua colega de elenco Alba Baptista – hoje a brilhar em Hollywood –, é uma atriz sublime. Quem ainda possa ter dúvidas espreite-a em ‘O Crime do Padre Amaro’ (RTP1), onde veste a pele de Amélia, ou em ‘Flor sem Tempo’ (SIC), como a protagonista Catarina. Em dois registos antagónicos, mostra como se faz bem. E quem ainda tiver dúvidas depois disso, vá vê-la ao teatro. Vá. A diferença entre quem prefere posar de biquíni nas redes e quem aposta na formação é flagrante. A estação de Paço de Arcos que a trate bem, que tem nas suas mãos – qual sal e pimenta – um diamante para explorar.
2. A TVI vai apostar novamente em ‘Morangos com Açúcar’, numa parceria com a Amazon Prime Video. Garantidas duas séries, a primeira com 20 episódios e a segunda com 10, cujas gravações arrancam já em abril, José Eduardo Moniz ressuscita deste modo a fábrica de ficção da estação – é bom recordar que a novela juvenil foi um sucesso de audiências entre 2003 e 2012 e nos deu uma incrível geração de atores. Com casting para jovens entre os 18 e os 22 anos, já no sábado, dia 11, onde são esperados mais de mil candidatos, esta é uma jogada de mestre do diretor-geral.
3. Gosto de ver Pedro Santos Guerreiro na sua rubrica, ‘As Pessoas não São Números’, no ‘Jornal das 8’, da TVI, às terças-feiras. O jornalista explica, com uma linguagem simples, como se fazem as contas, como se gasta dinheiro, como estão as finanças do País e dos portugueses, denunciando as habilidades de quem nos governa. Parece fácil, mas não é. Fundador do ‘Jornal de Negócios’ e ex-diretor do ‘Expresso’, Pedro é um reforço de peso na informação da estação, onde assume o cargo de diretor-executivo.