'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

A pior RTP de sempre

Isto é que é grave: Nuno Artur Silva não percebeu a razão do seu afastamento, ele que, ao fim de três anos, pouco fez para acabar com a suspeita de negócios pouco transparentes entre a estação pública, a sua produtora e o seu canal no cabo.
10 de fevereiro de 2018 às 12:20
Gonçalo Reis, Nuno Artur Silva
Gonçalo Reis, Nuno Artur Silva

Já com a guia de marcha na mão, mas ainda a exercer responsabilidades na RTP como administrador de Conteúdos, Nuno Artur Silva recorreu, há dias, ao Facebook para escrever um extenso texto de despedida. Na hora do adeus, o também patrão do Canal Q e Produções Fictícias decidiu desferir um ataque violento a destinatários incertos. "Campanha difamatória, reles, miserável e sem escrúpulos…" ou "a pior escumalha da comunicação social" são apenas alguns dos termos utilizados na sua carta.

O pior do discurso, sinceramente, nem é isto. É, sim, verificar que Nuno Artur Silva não percebeu a razão do seu afastamento, ele que, ao fim de três anos, pouco fez para acabar com a suspeita de negócios pouco transparentes entre a estação pública, a sua produtora e o seu canal no cabo. Diz o quase ex-administrador da RTP, na sua carta de despedida, que tem recebido dezenas e dezenas de mensagens de solidariedade e de agradecimento, de amigos e não só, pelo trabalho "empolgante" desenvolvido no seu mandato por "excelentes equipas", em prol de uma estação onde se evidencia cada vez mais o serviço público.

Não sei de que serviço público fala realmente Nuno Artur Silva – ou os seus amigos ou conhecidos. Sei que as audiências de RTP1, RTP2 e RTP3 estão nos mínimos históricos; sei que o descontentamento na empresa é enorme; sei ainda que os formatos que mais atraem público ao ecrã são do tempo do antigo director de Programas, Hugo Andrade, como o The Voice Portugal e o Got Talent; e sei também que, das muitas apostas que fez na ficção nacional, algumas com avultados investimentos, não houve uma que tenha marcado um espectador, tal é a sua mediocridade.

Não me vou basear nas últimas críticas do Conselho de Opinião da RTP e no Conselho Geral Independente, lamento apenas que a estação pública esteja (bem) longe de ser aquilo que imagina Nuno Artur Silva. Dou um exemplo concreto, que aconteceu no domingo, dia 4: o Sporting sagrou-se campeão europeu de corta-mato em masculinos e femininos, em Mira, e a estação pública não transmitiu o evento. Pior: nem uma equipa de reportagem enviou a esta vila do distrito de Coimbra. Mas percebo: o Super Bowl é muito mais importante… 

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável