
1. A filha de Maria Cerqueira Gomes era a grande aposta de Cristina Ferreira para assumir um papel de destaque em ‘Festa É Festa’. A diretora da TVI viu o casting de Francisca e ficou rendida, considerando-a, em voz baixa, uma nova Kelly Bailey. Estávamos em fevereiro, e a ‘TV Guia’ dava a notícia em exclusivo, que viria a desencadear uma onda de críticas. O motivo? A falta de formação da jovem. Mais tarde, todos perceberam que Kika – como é conhecida entre amigos – não tinha arcaboiço para assumir a personagem de Beatriz Barosa, e que o melhor era darem-lhe um papel menor.
Hoje, olhando para trás, já dispensada da 2ª temporada, foi a decisão correta, até porque a vontade de ser atriz, como vemos, morreu. "A Francisca teve uma experiência. Fazer mais ‘Festa É Festa’? Não sei se quer repetir. Tem 18 anos", justifica a mãe. "Fez uma participação para conhecer aquele mundo. Agora, está focada no curso de Marketing, na Faculdade no Porto. Nisso e nos trabalhos de moda. É o que lhe dá prazer e um bom mealheiro, para quando quiser ter a sua vida".
Francisca trocou assim a ficção pelo Marketing e a moda. Fez bem.
Não perdeu nada, pelo contrário, viveu outra experiência, ganhou mais uns likes no Instagram e melhorou o cachet nas passerelles. A TVI, essa, também não. Afinal, Ritas Pereiras e Margaridas Corceiros, mediáticas mas banais como atrizes, já lá tem algumas.
2. Em sentido inverso, destaco Bárbara Branco, de 22 anos (!), que pudemos ver até há pouco em duas frentes: uma mais longa, a novela ‘Bem Me Quer’, da TVI, e outra mais curta, a série ‘Doce’, da RTP1. Em 2017, quando a vi em ‘Jogo Duplo’, escrevi que tinha talento para dar e vender. Hoje, digo: é uma grande atriz! Os seus papéis como Vera e Fá, em registos bem opostos, foram uma lição de representar. Ser focada na carreira, fazer TV, teatro e cinema e apostar na formação – que teve início no TEC, sob a batuta de Carlos Avilez – pode não dar frutos imediatos, como os dos campeões do Instagram, mas vai, com certeza, ajudá-la a figurar na galeria dos melhores – onde vão estar também Daniela Melchior e Alba Baptista.
3. Fátima Lopes, maltratada na TVI por Cristina Ferreira, já está na SIC. Boa notícia, a juntar à dos regressos de Judite Sousa e Júlio Magalhães, na CNN Portugal.