
1. A questão mais interessante em matéria de televisão, nos próximos tempos, prende-se com a CNN Portugal, cujo arranque está marcado para 22 de novembro. Claramente, o alvo da CNN à portuguesa é o auditório da SIC Notícias. Toda a gente sabe isso. Não estranha, pois, que haja quem se interrogue sobre a apatia que parece imperar no reino de Balsemão. O modelo do canal informativo não sofreu alterações visíveis, tanto na estratégia como no essencial dos conteúdos que apresenta. E eu pergunto? Será convencimento de que a CNN Portugal, produzida por Queluz de Baixo, não voará muito mais alto do que a defunta TVI24? Não será excesso de confiança? Cuidado: normalmente, a sobranceria não dá grandes resultados. Ricardo Costa deveria saber disso.
Deixando a SIC em paz, o certo é que a CNN Portugal veio dar algum oxigénio a Cristina Ferreira. Enquanto os acionistas depositam as fichas todas nas mãos de Nuno Santos, na expectativa de que alguma coisa funcione bem no perímetro da Media Capital, a diretora folga as costas. Durante as próximas semanas, mesmo que as audiências continuem sem dar qualquer sinal de graça, não é difícil prever que o foco não estará nela. Mesmo com a generalidade da programação a derrapar. De manhã à noite, a SIC tem cantado de galo. Aguardemos para ver como ficam as modas na TVI, após a Missa do Galo…
2. Uma semana após ter reforçado, aqui, que o ‘Big Brother’ era lixo e que Manuel Luís Goucha estava a mais no reality show da TVI, um concorrente gaba-se a outro de já se ter envolvido sexualmente com a namorada, dentro da casa, enquanto ela dormia. "Agressão sexual"? Uma vergonha!
3. Declaração de interesses: a minha filha, Leonor, é ginasta do Sporting. Infelizmente, o desporto em Portugal – tal como a cultura – não merece reconhecimento do Estado, exceção feita ao futebol, claro, e em época de Jogos Olímpicos, quando se ganha uma medalha. E o caso de Filipa Martins, que alcançou um honroso 7º lugar nos Mundiais de Ginástica Artística no Japão, é flagrante. "O Presidente não me deu os parabéns. O nosso desporto não tem uma bola…", lamenta a atleta do Acro Clube da Maia. É Marcelo no seu melhor.