
1. É impressionante. No último domingo, dia 28 de maio, Ricardo Araújo Pereira levou 10 mil pessoas à Altice Arena, em Lisboa, para uma noite de ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’ – os bilhetes esgotaram em dois minutos. O humorista saiu do estúdio e, num grande espetáculo, mostrou ser, cada vez mais, a estrela da SIC. Rodeado de um staff talentoso, arrasa quem quer, e como quer – desta vez, as vítimas foram António Costa e João Galamba –, com um humor, ironia e inteligência únicos. O resultado? Líder de audiências, com 1 milhão e 180 mil espectadores.
Ricardo Araújo Pereira vai de férias, regressa só em setembro, e as perguntas impõem-se: e agora, Daniel Oliveira? Como é que a SIC vai aguentar o barco aos domingos, durante três meses, sem o génio do humorista nem um formato que prende sempre mais de 1 milhão de portugueses ao pequeno ecrã? Sim, é verdade que vem aí o verão, a época da ‘silly season’, que "o homem" precisa de férias, de fazer criar saudades entre o público, mas vai ser muito difícil manter a fasquia das audiências lá em cima. E por isso o diretor de Programas tem aqui um enorme dilema em mãos.
Quem terá a missão de substituir Ricardo Araújo Pereira? Cláudia Vieira, com o seu reality show, que promete desafiar pessoas a casarem sem se conhecer e a viverem juntas uma experiência num local paradisíaco? Diana Chaves e Marco Horácio, com ‘Salve-Se Quem Puder’, aposta da SIC 14 anos depois? ‘Hell’s Kitchen’, que o chef Ljubomir Stanisic já grava, agora com famosos? Ou ainda, por estes não estarem prontos para estrear, repescar ‘Vale Tudo?’ Pois, Daniel Oliveira só pode estar à rasca.
2. ‘O Preço Certo’ na Madeira foi outro grande espetáculo de televisão no fim de semana, com 1500 pessoas a assistirem, no Funchal, ao programa que é um sucesso há duas décadas. Foi o 4.º mais visto do dia, atrás de três da CMTV, com 700 mil espectadores. O fenómeno Fernando Mendes, tal como escrevi na edição passada, merecia mais. Que resultado não teria tido este evento da RTP1 se não tivesse coincidido com a festa do Benfica campeão nacional de futebol?