
1. No último fim de semana ficou provado que a SIC, praticamente, hoje em dia, tem só um produto verdadeiramente âncora: ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’, de Ricardo Araújo Pereira. Não fosse o popular e talentoso humorista, e o desastre seria quase total. Vale a Daniel Oliveira, como tenho defendido ultimamente, a boa 'performance' da Informação, dirigida por Ricardo Costa, que vai resistindo às investidas da concorrência, nomeadamente da TVI. Até um dia.
O que se passa na estação de Paço de Arcos é a demonstração de que o seu modelo está a ficar caduco. Há uma insistência sistemática naquilo que se conhece, como se, na cabeça do diretor de Programas, se tivesse instalado uma aversão imobilista a experiências verdadeiramente novas. Os próximos tempos prometem, de facto, na televisão portuguesa.
O mesmo, aliás, se poderá dizer das opções de Cristina Ferreira, na TVI. É coisa que não surpreende, uma vez que a diretora viaja, viaja e viaja. Entre aterragens e descolagens, dificilmente pode ter tempo para pensar em grelhas que, de facto, abalem o espectador português e lhe despertem o apetite para a televisão generalista, num ambiente em que tantas opções lhe são oferecidas.
2. Cada dia que passa, mais temos a sensação de que Cristina Ferreira gosta é de morar nas redes sociais, publicitar as suas roupas e promover a sua revista. Observando de fora o que faz, ninguém estranhará que se conclua que está noutra, a viver no seu universo próprio, em relação ao qual a estação de Queluz de Baixo é subsidiária.
Ao menos, poderia deixar-se contagiar pela Informação da TVI. Embora distante de atingir os objetivos que Nuno Santos e José Eduardo Moniz seguramente desejam, e que se exigem, a verdade é que o ‘Jornal Nacional’ representa uma óbvia vontade de mudança. Se Pinto Balsemão e Mário Ferreira estão desatentos? Não acredito. É que está muito dinheiro envolvido no negócio...