
1. É fantástico ver o caminho que ‘Taskmaster’está a trilhar, na RTP1. Já na 2.ª temporada, o programa, apresentado por Nuno Markl e Vasco Palmeirim e com uma produção competente da Fremantle Media, continua a surpreender-nos com a sua simplicidade, originalidade, boa-disposição e diversão entre todos, onde os verdadeiros protagonistas são Toy, Inês Aires Pereira, Gilmário Vemba, Jessica Athayde e um convidado-surpresa, nos desafios que lhes são propostos. E por isso se explica o seu sucesso na nossa televisão.
Leve, sem pretensiosismos, sem explorações de desgraças humanas, e apesar de uma máquina de promoção do século XX por parte da estação pública, ‘Taskmaster’ alcançou, no último episódio, o 4.º lugar nas audiências, com 645 mil espectadores, sendo ultrapassado só pelos dois noticiários da SIC, ‘Primeiro Jornal’ e ‘Jornal da Noite’, e ‘Alta Definição’. Notável, se tivermos em conta a performance da RTP1 na guerra dos números com as estações privadas, que àquela hora, num sábado à noite, apostaram nos pesos-pesados ‘Queridos Papás’, ‘Sangue Oculto’ e ‘Vale Tudo’. É natural, portanto, que venha de lá mais uma temporada, com um elenco novo – Gabriela Barros e Madalena Abecasis estão garantidas, como revelou a ‘TV Guia’ na última edição –, que as famílias querem sentar-se no sofá e rir com estes minijogos sem fronteiras.
2. Mas há mais (boas) novidades na RTP1, liderada pela estrela Fernando Mendes, que supera diariamente os rivais há mais de 20 anos, sejam eles Cristina Ferreira ou Pedro Teixeira: o ‘Telejornal’, essa marca de informação sem igual na sociedade portuguesa, ganha algumas vezes ao luxuoso ‘Jornal Nacional’; a ‘Praça da Alegria’, de Jorge Gabriel e de Sónia Araújo, que ainda na sexta-feira ficou só a 8 mil espectadores de ‘Dois às 10’(TVI) e venceu a ‘Casa Feliz’(SIC); ‘A Nossa Tarde’, com Tânia Ribas, que tem surpreendido ‘Júlia’ nas últimas semanas; e, por fim, o ‘The Voice Kids’, de Catarina Furtado, que levou agora a melhor sobre ‘Os Traidores’, aposta forte de Daniel Oliveira para os serões de domingo. Ora, veja bem, caro leitor, aonde a estação pública poderia chegar, se soubesse "vender" o que tem na sua casa…