'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Há dinheiro na RTP

Depois de 'Sul', a estação pública anunciou a estreia de mais séries, concursos e documentários nas próximas semanas. Quantidade não falta. E qualidade, como exige Miguel Guilherme, há?
28 de setembro de 2019 às 13:43
Margarida Vila-Nova
Margarida Vila-Nova

A RTP continua a ter muito dinheiro para fazer a diferença em relação aos seus mais diretos adversários. A estação pública apresentou há dias inúmeras apostas, da informação ao entretenimento, passando pela ficção, e daquilo que se conhece para já, sem nenhuma delas ter estreado, há ali boas ideias, coisas engraçadas, com gente talentosa envolvida. Falta ver, no entanto, se há qualidade, se faz a diferença no que já vemos no pequeno ecrã e, obviamente, se tem audiência. Porque uma televisão sem espectadores, mesmo sendo pública, só faz sentido assim. Para já, a primeira aposta de José Fragoso a estrear é 'Sul'

O primeiro episódio desta série é transmitido no sábado, dia 28, e incide no Portugal de 2013, altura em que o País, sob a alçada da troika, vivia mergulhado numa grave crise económica e social, com a demissão de Vítor Gaspar, a saída "irreversível" de Paulo Portas do Governo, os centros de emprego repletos de gente e de negócios obscuros entre figuras importantes da nossa sociedade. Com Margarida Vila-Nova, José Raposo ou Margarida Marinho no elenco, num argumento de Edgar Medina e realização de Ivo Ferreira, parece haver argumentos suficientes para prender os portugueses. 

A seguir a 'Sul', vem 'Jogo de Todos os Jogos', com Filomena Cautela, réplica do concurso americano de sucesso 'Game of All Games', da poderosa Ellen DeGeneres; 'Alta Fidelidade', com Vasco Palmeirim, que pretende dar a conhecer melhor os grandes nomes da música portuguesa; e o 'The Voice', com Catarina Furtado e Vasco Palmeirim. Mas é na ficção que a RTP põe a carne toda no assador: 'A Espia', com Daniela Ruah, Diogo Morgado e Maria João Bastos; 'A Herdade', com Albano Jerónimo; 'Terra Nova', com João Reis e Sandra Faleiro; 'Luz Vermelha', com Margarida Vila-Nova e Afonso Pimentel, e, por fim, o regresso de uma nova temporada de 'Conta-Me como Foi', protagonizada por Miguel Guilherme e Rita Blanco. 

Sinceramente, perante esta pequena amostra da nova RTP1, apetece ver tudo. Mas insisto na qualidade dos produtos, aproveitando para citar Miguel Guilherme: "Como as coisas são feitas, é tudo menos serviço público de televisão." Que nos provem agora o contrário, que tudo o que aí vem vai fazer a diferença, e que ajudem a melhorar a TV portuguesa.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável