
1. 'A Herdeira', a nova novela da TVI, esmagou a concorrência no domingo, 24, ao registar 1 milhão e 656 mil espectadores, frente a 'Amor Maior' e 'Paixão', as duas tramas da SIC, e ao 'The Voice Portugal', da RTP1. A estação de Queluz de Baixo "atrasou-se" uma semana em relação à rival de Carnaxide, mas aquilo que vimos não deixa muitas dúvidas: está aqui mais um bom produto de ficção, saibam todos os profissionais manter a qualidade vista nos primeiros episódios. Para já, estão de parabéns José Eduardo Moniz, que soube arriscar, novamente, mesmo com a TVI a cortar nos orçamentos, e Kelly Bailey. Se disse aqui, na semana passada, que Margarida Vila-Nova é a melhor actriz da sua geração, esta jovem, filha de pai inglês e mãe portuguesa, que saltou para a ribalta com 'A Única Mulher', tem um futuro risonho pela frente. Brilha a grande altura em 'A Herdeira', com a sua beleza e talento para representar, e ofusca a mediática Rita Pereira, que continua a saber vender-se bem, mas que não passa disso mesmo: um bom produto de marketing.
2. A TVI volta a estrear um reality show em dia de eleições, desta vez as autárquicas. A escolha da data já originou várias discussões entre a estação e a produtora, mas isso agora, parafraseando Teresa Guilherme, não interessa nada. Venha de lá esse 'Biggest Dea'l, com concorrentes de segunda e terceira linhas, para nos distrair um pouco aos serões de domingo.
3. Conceição Lino regressou segunda, 25, ao pequeno ecrã, para apresentar mais uma temporada de 'E se Fosse Consigo?', na SIC, e abordou no primeiro episódio um tema pouco comum: os homens vítimas de violência doméstica (visto por 1 milhão e 461 mil espectadores). Após ver o trabalho da jornalista, encostei-me na cadeira, sorri e pensei que ainda há boa gente com (muito) tempo para pensar e executar. Afinal, Conceição Lino, que até passou pelo entretenimento – a sua experiência nas tardes foi um acumular de episódios anedóticos –, teve 16 meses para preparar uma nova temporada do formato. Repito: 16 meses. Numa estação cuja tesouraria está nas lonas, esta jornalista continua a ter uma vida de rainha em Carnaxide.